A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Hoje é dia de África no BE Cidade Alta

Cultura africana e valores civilizatórios afro-brasileiros foram os temas trabalhados com aproximadamente 300 alunos da Educação Infantil ao 5ª ano, que participaram da Trilha Educativa “Igualdade racial (Lei: 10.639/2003): Hoje é dia de África”, na Escola Municipal Montese, integrante do Bairro Educador Cidade Alta. O evento que serviu para mostrar aos estudantes o quanto a cultura africana está inserida na cultura brasileira promoveu diversas atividades como bingo de palavras africanas, roda de capoeira, oficinas de trança nagô, desfile de personalidades negras, entre outras.

Estudante observa exposição permanente
A abertura do evento se deu a partir da exposição: “Nós, visitando um pouquinho da África”, com fotografias e produções dos estudantes do 4º ano, que valorizam o negro e retrata imagens e “causos” do continente africano.

Os estudantes participaram da oficina de trança nagô, executada pela educadora de cabelo afro, Ana Célia dos Santos Abreu, parceira do Bairro Educador e integrante da Ação Comunitária Brasil. Ela falou aos estudantes sobre sua trajetória de vida e sobre as dificuldades que enfrenta contra o preconceito, devido ao ramo que escolheu para trabalhar.


Crianças durante o jogo de bingo

As atividades de bingo e roda de capoeira serviram para trabalhar letramento e utilizar técnicas de alfabetização fazendo uma ligação da prática cotidiana da sala de aula. “Sou professora de Educação Física e trabalho a capoeira como conteúdo, o foco não é a luta, dou ênfase na história, na cultura, procuro fazer ligações com a sala de aula”, afirmou Débora Esteves.

Algumas palavras existentes no vocabulário do povo brasileiro são de origem africana. Isso foi mostrado em um jogo de bingo, aplicado durante o evento, onde os estudantes foram estimulados a lembrar do significado de cada expressão africana, utilizada pela maioria dos brasileiros. 

Oficina de tranças Nagô
 O encerramento da atividade ficou por conta de um desfile intitulado: “Nós, heróis da nossa gente”, no qual os estudantes desfilaram representando personalidades negras brasileiras como o atleta Adhemar Ferreira da Silva, o escritor Machado de Assis, a poetiza Auta de Souza, Tia Ciata e a compositora Chiquinha Gonzaga.
Roda de capoeira

 Abaixo a letra trabalhada com os alunos na roda de capoeira

“Vamos terminar a brincadeira,
Brincadeira de capoeira.
Vamos terminar a brincadeira,
Brincadeira de capoeira.

Tá no sangue da raça brasileira...
A capoeira é da nossa cor
O atabaque é da nossa cor
A tia Débora é da nossa cor
O tio Paulo é da nossa cor
E a Montese é da nossa cor
E a Cidade Alta... É da nossa cor
E o Rio de Janeiro... É da nossa cor
E o Brasil... É da nossa cor
E a África... É da nossa cor

O Bairro Educador agradece aos parceiros e profissionais da escola que acreditaram na proposta de trilha e contribuíram para que a atividade acontecesse com sucesso.

Lei: 10.639/2003 - estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

Por Thiago Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário