A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A sexualidade em questão


A Escola Municipal Leonor Coelho Pereira, integrante do Bairro Educador Vila Cruzeiro,  no dia 22 de outubro, concluiu as atividades do Projeto sobre sexualidade que foi construído através da parceria entre Programa Saúde na Escola (PSE) e Bairro Educador,. Essa demanda partiu da diretora que percebeu que muitos estudantes estavam apresentando um comportamento inadequado ao espaço escolar e isso acabava causando conflitos em sala de aula.


A primeira etapa do projeto consistiu em ouvir as turmas para saber o que eles pensavam a respeito do tema sexualidade. Neste encontro os adolescentes defenderam os seus pontos de vista, falaram sobre diferentes formas de se relacionar, dos riscos de engravidar e sobre os cuidados para se prevenir das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A partir de tudo o que foi falado, a equipe envolvida sistematizou os encontros para tentar responder os questionamentos levantados.


Os temas discutidos com as turmas foram: gênero sexual, as doenças sexualmente transmissíveis, os métodos contraceptivos e as consequências de uma gravidez precoce. No decorrer do bate papo era perceptível a imaturidade e a falta de informação. O maior objetivo do projeto foi mostrar para os jovens a importância da prevenção durante a relação sexual.

Para finalizar, o Bairro Educador convidou a Sra Adriene Lucia Soares, mãe de dois estudantes da escola e representante do Conselho Escola Comunidade (CEC) do segmento responsável, que relatou sua experiência de vida. Ela engravidou na adolescência e acabou adiando alguns planos que sonhava para o futuro, além disso, ela falou da dificuldade de criar um filho.




A estudante Andressa Queiroz avaliou positivamente o projeto. “Eu aprendi que as meninas da minha idade devem se prevenir de maneira correta. Evitando problemas para nós e para nossos pais. Quando o casal tiver uma relação sexual eles devem usar camisinha”, afirmou a estudante.

Por Carla Sue

Um comentário:

  1. Acredito que a escola deve proporcionar esse tipo de discussão, pois percebemos um elevado número de desinformados que acabam atropelando uma importante fase da sua vida. Desse modo, esclarecer de maneira correta deve tornar-se o foco do debate na escola e assim estaremos contribuindo para o esclarecimento seguro e preventivo das questões ligadas a sexualidade entre os jovens. Cláudia Santos – Amapá.

    ResponderExcluir