A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Jovens Cientistas


A professora Heloísa do Ciep Doutor Adão Pereira Nunes, em parceria com o Bairro Educador e o SESC, realizou  a Oficina Sustentabilidade e Educação com os alunos da turma 1.302, ensinando a transformar óleo de cozinha em sabão.  A ação procurou despertar o pensamento científico e investigativo das crianças .

Você já parou para pensar que estudar Ciências é essencial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes? Disciplina obrigatória no currículo escolar, ela é tão importante quanto o estudo da língua e da matemática.

O conhecimento científico ajuda a compreender o mundo e suas transformações.  Mostra que há sempre inúmeras explicações por trás de tudo o que acontece.  Isto estimula a reflexão e a formulação de hipóteses.

É muito importante que o aluno aprenda a pensar cientificamente, ou seja, a formular hipóteses e desenvolver um raciocínio.   Quando tenta entender o mundo e a natureza, o estudante passa a pensar de maneira cada vez mais lógica.

Por meio da Ciência, a criança entenderá como funciona todo a planeta e, principalmente, que tudo que é vivo está interligado, conectado de alguma maneira. Vai compreender, ainda, a necessidade de se preservar a natureza, reciclar o lixo, poupar água e não poluir o ar.


Procurando desenvolver estas e outras habilidades em seus alunos, o Ciep Doutor Adão Pereira Nunes está desenvolvendo o projeto Sustentabilidade e Educação.  Contando com a parceria do Bairro Educador, a equipe do CIEP - Centro Integrado de Educação Pública -  conseguiu levar aos alunos, através do SESC, uma oficina que ensinou a turma 1.302  da professora Heloísa transformar óleo de cozinha em sabão.

Alunos participam da oficina oferecida pelo Sesc

Inicialmente, a professora Heloísa discutiu com os alunos alguns assuntos.  Ela os ensinou que, depois de usado, o óleo de cozinha pode ter dois destinos que são: dar uma enorme dor de cabeça e prejuízo tanto para o seu bolso como para o meio ambiente ou se transformar em economia e, eventualmente, em receita extra.

Após inúmeras colocações, os alunos concluíram que a segunda opção era a mais adequada. Então, os representantes do SESC realizaram uma oficina na turma, ensinando os alunos a transformarem o óleo de cozinha, que seria jogado na natureza, em benefício para a escola e para o planeta.

Antes de iniciar a oficina, o SESC passou para os alunos os cuidados que devemos ter ao manipular os ingredientes desta receita.  É preciso usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura, pois a soda cáustica pode causar queimaduras na pele.

Alunos da turma 1302 ouvem atentos as explicações do representante do Sesc

Em seguida, os alunos foram observando e aprendendo sobre os ingredientes, suas quantidades e o modo de fazer o sabão. Conheça abaixo os detalhes da receita usada para transformar o óleo de cozinha em sabão.

 Ingredientes:
 - 5 litros de óleo de cozinha usado
- 2 litros de água
- 200 milímetros de amaciante
- 1 quilo de soda cáustica em escama

 Modo de Fazer:

Coloque a soda cáustica em escamas no fundo de um balde. Adicione água fervendo e mexa até diluir a soda. Acrescente o óleo  de cozinha usado e continue mexendo. Misture bem o amaciante. Jogue a mistura em uma forma e deixe descansar por 24 horas. No dia seguinte, corte as barras de sabão e comece a usar.

Alunos observam atentos a ordem da mistura dos ingredientes da receita

Alunos da turma 1302 participam da transformação do óleo em sabão e apresentam o produto final

As crianças fizeram o sabão e doaram para a cozinha Ciep. Eles compreenderam que a produção deve ser feita sob a orientação de um adulto devido ao manuseio de material perigoso para crianças.  Também aprenderam a reutilizar o que consumimos.


Eles levaram para casa a receita e aceitaram o compromisso de ensinar aos pais, familiares e vizinhos que o óleo não pode ser descartado de qualquer maneira para não poluir o meio ambiente.

Esta ação realizada no Ciep Doutor Adão Pereira Nunes, em parceria com o SESC e o Bairro Educador, estimula a criatividade além de  ajudar os alunos a serem mais questionadores e responsáveis por suas próprias ações.

O estudo realizado com os alunos da turma 1.302 incentiva a imaginação, a observação e a capacidade de elaborar hipóteses para que depois sejam feitos os relatos.  Ensina, ainda, a buscar informações que permitam achar respostas para os questionamentos.

Além de importante para o futuro dos alunos, Ciências é a disciplina escolar que tem um grande potencial para entreter os alunos. Então, o que você está esperando para transformar suas aulas em pura diversão e aprendizagem? Coloque esta ideia em prática!

Parabéns à professora Heloísa e aos seus parceiros, Bairro Educador e SESC, por ajudarem a transformar o ensino de Ciências mais prazeroso e desafiador, através da interação de professores e alunos e de atividades investigativas.

Matéria publicada no Portal Rioeduca: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=2800


2 comentários: