A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vila Pinheiro Trabalha Biomas e conhece o Parque Estadual da Pedra Branca


A Escola Municipal Professor Paulo Freire, integrante do Bairro Educador Maré, realizou nos dias 25 de setembro e 04 de outubro aula-passeio no Parque Estadual da Pedra Branca com as turmas das professoras Simone (turma de 2º ano) e Luciana (turma do Projeto Acelera). Esta ação contribui para ampliar os conhecimentos dos alunos que estão estudando a temática ambiental, possibilita a apropriação da cidade por estas crianças, além de facilitar uma construção pedagógica do conhecimento mais rica e efetiva.


Os estudantes foram recebidos no Parque Estadual da Pedra Branca por uma equipe de guias e puderam visitar o Museu, realizar trilhas, participarem do plantio de mudas de árvores, além  de desfrutarem de um espaço para banho nas águas da reserva. Nesta ocasião as professoras aproveitaram para orientar o olhar dos estudantes para a visualização concreta dos conteúdos já trabalhados de forma teórica em sala de aula.

A aula-passeio foi fruto de uma solicitação da professora Simone que, ao construir o projeto sobre Biomas, entendeu a importância desta ação para a ampliação dos horizontes pedagógicos de sua ação em sala de aula. A solicitação foi amplamente apoiada pela Diretora que utilizou verbas de transporte para solicitar os ônibus e o Bairro Educador realizou a indicação do local, bem como fez as articulações para a realização dos mesmos. Esta foi uma ação pensada e articulada na escola por diversos setores inclusive com grande interesse dos estudantes.

Esta ação complementou o trabalho que já vinha sendo realizado em sala, com o apoio dos cartazes sobre preservação cedidos pelo Parque Estadual da Pedra Branca, a professora montou dois murais onde expôs os trabalhos desenvolvidos com os estudantes relatando o que viram através da escrita e dos desenhos. Chamou atenção o trabalho de pintura de camisas com desenhos de animais da fauna brasileira.


O trabalho com as camisas marca um ponto culminante deste projeto que trabalhou a produção textual, artística e conceitual com os estudantes. Cada criança ganhou uma camisa, que foi pintada por ela mesma com a orientação da professora e a escolha do animal  a ser estampado foi da própria criança. Vale ressaltar que o material utilizado para construir as imagens foi chapa de raio-x, um exemplo de reutilização consciente de algo que seria descartado (muitas das vezes incorretamente).   A aula-passeio reforçou o trabalho do professor que se apropriou da oportunidade para trabalhar com sua turma, dando desdobramento a ação.

Fica nosso agradecimento à direção por providenciar o transporte, ao Parque Estadual da Pedra Branca, as responsáveis que nos acompanharam e as professoras que contaram com o Bairro Educador como parceiro nesta ação.

Um comentário:

  1. meu filho jose kaua participou deste passeio,a professora Simone e uma excelente professora,e estes contatos com a natureza e muito importante,para os olhares,educação e aprendizagem das crianças..

    ResponderExcluir