A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Projeto trabalha o tema sexualidade com alunos


No dia 29 de novembro, os estudantes do 6º ao 9º ano, e das turmas do Acelera  da Escola Municipal Presidente Roosevelt, integrante do BE Realengo, participaram no auditório da escola, da festa de encerramento dos projeto “Papo de Menina e de Menino Sem Vergonha”.


O cronograma do projeto foi construído pelos estudantes de enfermagem e pelo Coordenador do curso de enfermagem da Universidade Castelo Branco e fiscal do COREN-RJ, Bruno Barbosa. Esta iniciativa partiu dos alunos integrantes do grêmio estudantil que disponibilizou uma caixa de sugestão para todas as turmas da unidade escolar pertencentes ao 2º Segmento.


As ações do projeto foram desenvolvidas alternadamente durante os meses de agosto a novembro, em dois ambientes distintos, mediante atividades dinâmicas, a fim de atender o pedido dos alunos. Eles solicitaram que houvesse uma separação entre meninos e meninas para que ocorresse constrangimentos causados pela diversidade de temas e questionamentos a serem levantados, e assim assegurar um ambiente descontraído e sem inibições.

Segundo, Bruno Barbosa, a parceria com o Bairro Educador possibilitou o contato dos discentes com a realidade sócio educacional dos alunos pertencentes à Escola Municipal Presidente Roosevelt, com isso disponibilizou por meio da inserção do projeto o aprimoramento da formação acadêmica e profissional dos universitários do curso de enfermagem da UCB.

Noções sobre sexo, corpo feminino e masculino, ciclo menstrual, puberdade, higiene íntima, doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos foram os principais assuntos abordados pela equipe do “Projeto Papo de Menina e de Menino Sem Vergonha”.  Além disso, foram realizadas dinâmicas como: “Beleza não é Saúde”; ”A Largada da Prevenção”; ”Casos e Acasos”; ”Eu me Conheço?” e “Vestindo-se para Festa”. As alunas também puderam visualizar peças anatômicas sintéticas tais como Diafragma e DIU.


Muitos estudantes ressaltaram que através deste projeto eles tiveram a oportunidade de refletir sobre temas ligados a sexualidade, se prevenindo de doenças e evitar uma gravidez precoce.

O Bairro Educador de Realengo/Magalhães Bastos agradece o empenho e dedicação dos estudantes de enfermagem da Universidade Castelo Branco e parabeniza a instituição pelo trabalho realizado com a escola.
Por Carmem Rosane

2 comentários:

  1. Legal a iniciativa, mas o projeto teve um cunho apenas biologico.. falar de sexualidade não é só falar dos aspectos anatômicos e biologicos, tem tbm o social, o cultural.. reflitam sobre isso pra proxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você estava nas atividades para dizer que faltou o social?

      Excluir