A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ação contra bullying


A Escola Municipal Sampaio Corrêa em parceria com o BE Senador Camará e o Programa Saúde na Escola (PSE) realizou um trabalho com alunos do 4º e 5º ano sobre o bullying.

Os estudantes em uma roda de conversa disseram o que  sabiam sobre violência, quais os tipos de violência e, a partir daí, foram questionados sobre o que seria o bullying. Alguns estudantes levantaram questionamentos sobre o assunto, outros fizeram comparações sobre algumas situações que acontecem em sala de aula. Depois da explicação, eles puderam identificar se o que ocorria em sala de aula, na escola, ou mesmo na comunidade onde moram, era bullying ou não.


Na sequência do trabalho, foi apresentado para os estudantes um jogo sobre o bullying e suas consequências, do qual eles participaram e mostraram como agir contra a ação de bullying que acontecia na situação sorteada pelo grupo, e, para ser vencer o jogo, o grupo teria que conseguir resolver a situação apresentada.


Os estudantes vivenciaram as situações do jogo e quiseram apresentar uma peça sobre bullying e mostrar o que aprenderam sobre o assunto.  No encerramento das atividades, eles apresentaram um espetáculo teatral para os demais alunos e para os responsáveis, que também foram convidados. 

Os responsáveis relataram que a mensagem foi bem transmitida pela encenação e que as crianças atuaram muito bem.  Um pai relatou: “Muito bom saber que meu filho está numa escola onde eu posso ficar consciente de que ele não sofre nenhum tipo de violência e, se um dia vier a sofrer, a direção da escola saberá agir e resolver o problema da melhor forma”.

Os estudantes ficaram entusiasmados com a atuação e mais felizes ainda por saber que seus colegas gostaram da peça apresentada e o mais importante, é que eles conseguiram passar a mensagem.

Leonardo Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário