A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 8 de dezembro de 2012

Aprendendo a cuidar da natureza


No último dia 8 de dezembro, aconteceu na Horta Comunitária localizada entre os CIEP Presidente Samora Machel e o CIEP Elis Regina, ambos integrantes do BE Maré, a culminância dos projetos ligados a meio ambiente das escolas. O evento contou com um show de forró e foi organizado um mutirão para cuidar da horta.


A atividade começou com a preparação da comida, que contou com apoio da direção do CIEP Elis Regina que cedeu a cozinha e  um professor. A proposta foi sensibilizar os moradores a cuidar da horta durante as férias e, por isso, a ação contou com a participação da comunidade.


O evento contou com a participação de cinco projetos atuantes nas duas escolas e na comunidade: Muda Maré (UFRJ/REDES), Vídeo Ambiental (UFRJ/Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro), PROINAPE (SME), Bairro Educador (CIEDS/SME) e grupo ASAS da Maré.


Foram feitas colheitas e manutenção nos canteiros da horta, trabalho realizado pelas equipes do projeto Muda Maré e do projeto Vídeo Ambiental que, junto com as crianças, deram uma aula de ferramentas agrícolas e fizeram o plantio de mudas no entorno da horta e da quadra. Também foi realizada uma oficina de pintura para a decoração do espaço e um bate-papo com os estudantes, que refletiram sobre a importância das árvores e plantas nos espaços urbanos.


No fim da tarde foi servido um chá de ervas cultivadas na horta com bolo ao som ao vivo de um artista argentino convidado por um professor.
Por Marcio Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário