A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Trilha educativa amplia universo literário de estudantes


Os estudantes da Educação Infantil da Escola Municipal Morro dos Telégrafos, integrante do BE Mangueira, receberam na quarta feira, 12 de dezembro, a visita do Papai Noel, durante a festa de natal da unidade escolar, realizada no auditório da Igreja Batista Jardim de Arimateia, localizada na comunidade da Mangueira. Os estudantes assistiram a um auto de natal promovido pela professora de artes Marisa Leite, com o apoio do projeto Bairro Educador que auxiliou na organização do evento.

Auto de natal

O auto de natal transmitiu para os estudantes mensagens de compreensão, bondade e respeito entre as pessoas. A narrativa foi uma adaptação ao trabalho de contação de histórias realizado pelo Bairro Educador desde o início do ano letivo, que visa estimular nos estudantes o hábito e interesse pela leitura.

Clássicos infantis distribuídos para os estudantes

A trilha educativa “Pequenos ouvintes, futuros leitores”, desenvolvida pelo Bairro Educador e pela coordenadora pedagógica Sonia Carvalho, vai ao encontro do Projeto Pedagógico Anual (PPA) da unidade escolar, que tem como principal objetivo estimular a leitura, através do exercício de contação de histórias e visitas à bibliotecas.


De acordo com Simone Barcellos, diretora da unidade escolar, os pais elogiaram e abraçaram a ideia do trabalho de incentivo à leitura feita pela escola em parceria com o Bairro Educador durante as reuniões de responsáveis. Além disso, ela ressaltou que percebeu mudanças de comportamento dos estudantes, após o trabalho de contação de histórias.

Diretora adjunta Jurema Lopes, Gestora de projetos do BE Priscilla Babo e diretora Simone Barcelos

“Os alunos agora se mostram mais interessados pela leitura, se concentram mais nas aulas e geralmente pedem que a gente conte alguma história para eles. Muitos pais nos disseram que os filhos já pedem livros de presentes, resultado que torna nosso trabalho ainda mais gratificante”, disse a diretora.


Papai Noel, que foi representado pelo auxiliar de creche Marcelo Bitencourt, distribuiu livros de clássicos da literatura infantil para os estudantes. A direção e os professores da escola compraram os livros para dar de presente aos estudantes, como proposta de fortalecimento do trabalho da escola, não só com os estudantes, mas também com os familiares.

Para a professora de artes, Marisa Leite, o trabalho de contação de história é uma forma lúdica de aproximar os estudantes do universo literário.


“A contação de histórias mexe com a imaginação desses alunos, que se sentem atraídos pela história, da forma como ela é contada. A Priscila Babo (gestora de projetos do Bairro Educador), tem entusiasmo ao contar as histórias, favorecendo também a disciplina e a concentração por parte deles”, comentou Marisa.

Nancy dos Santos, mãe da estudante Laysa Caetano, da Educação Infantil, contou que a forma com que a escola trabalha a leitura com os estudantes é bastante produtiva.

Nancy Caetano e a filha Laysa

“Toda essa festa de natal da escola foi muito diferente. Foi legal a escola distribuir livros no lugar de brinquedos, pois isso incentiva tanto a leitura como o interesse deles pelos estudos, desde pequenos”, ressaltou Nancy.

Por Ana Paula Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário