A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Qual é “O sentido da Vida”?


Nos dias 23, 29 e 30 de novembro os estudantes das escolas dos Bairros Educadores Complexo do Alemão, Manguinhos e Maré foram contemplados com sessões exclusivas do espetáculo “O sentido da Vida”, do Grupo Roda Gigante. Foram beneficiados mais de 350 estudantes, cerca de 10 responsáveis e 18 professoras.


Esta oportunidade foi promovida através de uma articulação do Bairro Educador com a Boccanera Produções Artísticas, que cedeu 9 ônibus, ingressos e fez a articulação com o Grupo Roda Gigante e o Teatro Municipal do Jockey, na Gávea.


O espetáculo é um musical que mistura o humor circense à interpretação teatral. Durante a apresentação, um grupo de palhaços perguntou a todo momento a plateia qual é “O Sentido da Vida”. O repertório musical contou com canções bem humoradas de compositores populares e de artistas conhecidos, como por exemplo,  “Doutores do Rio”, paródia de “Menino do Rio”, de Caetano Veloso e ainda versões das músicas do grupo inglês Monty Phyton e Frank Zappa.


Para a maioria dos estudantes, esta foi a primeira vez que foram ao teatro. Ao chegarem eles visitaram uma exposição de fotos sobre um trabalho que este mesmo grupo desenvolve em cinco hospitais públicos da cidade do Rio de Janeiro, realizando espetáculos teatrais, shows musicais e oficinas com profissionais, pacientes e acompanhantes. Durante a peça, eles interagiram com os artistas com destaque para o estudante do CIEP Hélio Smidt, Fabrício Barreto, que fez uma apresentação de dança para a plateia.


Este foi também um momento para promover integração entre escolas de diferentes Bairros Educadores. Visitaram o Teatro Jockey, no dia 23, os estudantes da Escola Municipal Professor Affonso Varzea (BE Complexo do Alemão), dos CIEPS Hélio Smidt e Presidente Samora Machel (BE Maré). Já no dia 29 foi a vez das Escolas Municipais Professora Vera Saback Sampaio, José Aparecido Prado Sarti (BE Complexo do Alemão) e Professor Paulo Freire (BE Maré). No dia 30, assistiram ao espetáculo os estudantes das seguintes escolas: Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva (BE Manguinhos) e CIEP Ministro Gustavo Capanema (BE Maré).


O Bairro Educador agradece à Boccanera Produções Artísticas e ao Grupo Roda Gigante por esta oportunidade e deseja que esta parceria se fortaleça no ano de 2013.



Por Mary Lança e Bruno Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário