A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ecologia em ação – Rio +Vida


“Ecologia em ação – Rio +Vida” foi a temática que norteou o ano de 2012 na Escola  Municipal Raul Francisco Ryff, integrante do BE Senador Camará.  A ideia de trabalhar a ecologia é uma característica da escola, que tem esse tema como foco há 10 anos.  Porém, neste ano, como tivemos a Rio + 20 (conferência que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro e que recebeu lideranças de todo o mundo para tratar de questões sobre o desenvolvimento sustentável, para os próximos 10 anos) foram realizadas diversas atividades no decorrer do ano na unidade escolar, voltadas para essa questão.


Em março foi trabalhado com os estudantes da Educação Infantil (E.I) a questão do reaproveitamento de alimentos que eram descartados na cozinha da escola, principalmente as frutas.  Foram preparadas saladas feitas com cascas de frutas e a escola recebeu adubo para sua horta.  Dando sequência às atividades do E.I., eles trabalharam a questão do plantio de frutas e legumes, através da contação de histórias e exibição de vídeos que falam sobre a proteção à natureza.  Além disso, construíram uma pequena horta no canteiro da escola.


Os estudantes do 1° e 2° ano realizaram atividades de hortas suspensas, onde puderam acompanhar o desenvolvimento de alguns seres vivos.  Os estudantes também prepararam um relatório, onde falaram sobre tudo o que eles viram e vivenciaram no decorrer das atividades. Através de uma parceria com a Leroy Merlin, empresa que tem uma política voltada também para questões ambientais, os alunos transformaram materiais que não tinham mais serventia para a empresa em produtos reutilizáveis, e a convite da Leroy foi feita uma grande exposição com esses materiais na loja que fica no Bangu Shopping.



Segue o link do vídeo feito com os estudantes durante a execução das atividades da trilha:

Em julho, os estudantes participaram de um concurso chamado “Concurso Rioeduca por Vias Sustentáveis” com o projeto Rio+Vida e conquistaram o segundo lugar com uma expressiva votação, graças ao apoio que a comunidade escolar deu a nossa campanha, confirmando que estamos no caminho certo das nossas ações.
Como culminância deste projeto, os alunos do 4º e 5º ano visitaram, no dia 04/12 o Galpão das Artes da Prefeitura do Rio.  Nessa oportunidade, havia uma exposição portuguesa de materiais reaproveitados e, com isso, os alunos puderam ter uma visão global das questões já discutidas sobre o desenvolvimento sustentável. Depois da visita ao Galpão, ainda participaram de uma oficina com a Artista Plástica Ana Velho, que em depoimento, disse que ficava feliz em ver crianças trabalhando com essa questão tão importante em nossos tempos.

Por Leonardo Lopes

Um comentário:

  1. Parabéns, Leo! Muito a se fazer, cada dia um pouco mais! Nosso trabalho é assim: de formiguinha, passo a passo!Grande beijo! Iza (Programa Saúde nas Escolas)

    ResponderExcluir