A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Alunos do BE Macacos visitam Quartel Genreral do Corpo de Bombeiros

Nos dias 9,10 e 11 de agosto, a Escola Municipal Mário de Andrade (BE MACACOS) visitou o Quartel Genreral do Corpo de Bombeiros, que fica localizado no Campo de Santana.  Nesse passeio os alunos puderam observar a bela arquitetura do local, que já vem abrigando a sede do corpo de bombeiros a décadas, para isso tivemos a mediação muito qualificada dos oficiais da corporação.

Um dos nossos objetivos nesse passeio, era conhecer o Museu do Corpo de Bombeiros, para que as crianças pudessem acompanhar a história e como a corporação vem se modificando ao longo dos anos. Tivemos a mediação do Sargento Adeilson que explicou que o museu ocupa a bela e centenária estrutura de ferro e vidro da antiga oficina da corporação, construída em 1907 e completamente restaurada em um moderníssimo projeto de revitalização do Museu Histórico, reinaugurado no dia 02 de julho de 2006 como parte dos festejos dos 150 anos da fundação do Corpo de Bombeiros. 


A exposição está distribuída nos dois pavimentos do museu, e através do seu acervo, composto de objetos que revelam o percurso histórico, artístico e tecnológico em nosso país, o visitante poderá conhecer aspectos relevantes da história e da memória do primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, criado em 1856 pelo Imperador D. Pedro II, Patrono da Corporação.


No primeiro pavimento do museu, as viaturas históricas do Corpo de Bombeiros - da tração animal aos modernos veículos motorizados - exemplificam o processo de transformação tecnológica dos séculos XIX e XX. Na área central do primeiro pavimento, um grande módulo expositivo abriga coberturas e capacetes utilizados por corporações de bombeiros e por forças militares do Brasil e de diferentes países. No segundo pavimento da exposição, a memória da corporação – equipamentos, heróis, personalidades, eventos e acontecimentos.

Os alunos da Escola Municipal Mário de Andrade, puderam conhecer as viaturas da corporação, a partir da explanação do Sargento Monteiro que abordou a serventia de cada viatura e apresentou algumas ferramentas necessárias para que os bombeiros desempenhem suas funções da melhor forma possível.

Nós, do Bairro Educador, gostaríamos de agradecer pela a receptividade do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, possibilitando aos alunos do BE Macacos, no dia 9,10 e 11 de agosto conhecer o quartel general, avaliamos de suma importância para os alunos essa experiência e positivo, quando muitos dos alunos que foram ao passeio, a partir de um exemplo essencial para as suas vidas, objetivam uma futura carreira com a corporação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário