A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

E.M. Sebastião Lacerda: O Cordel na "Festa do Interior"

Em parceria com o Projeto Bairro Educador de Irajá e o ilustre cordelista Sr. Severino Honorato, cerca de 150 estudantes da Escola Municipal Sebastião Lacerda, participaram da oficina de cordel, nos dias 16 e 18 de agosto.

As oficinas fazem parte do Projeto Pedagógico que está sendo desenvolvido na escola. Como culminância deste projeto, foi á realizada, dia 26 de agosto, uma linda “Festa do Interior” com danças e uma exposição de cordéis realizados pelos estudantes, a partir das oficinas.

Nas oficinas de cordel os estudantes puderam conhecer e ter contato com a literatura de cordel, declamar poemas, ouvir repentes feitos especialmente com os nomes dos estudantes, escrever de acordo com as características de uma obra de cordel, dançar ritmos nordestinos além de produzirem xilogravuras.

Para Ana Paula, aluna do segundo ano, ter contato com o Sr. Honorato representou a oportunidade de conhecer alguém que segue a profissão que ela deseja seguir no futuro dos seus sonhos, que é ser escritora.

Eu quero ser escritora quando crescer. Eu gosto muito de ler e de escrever. Durante a oficina eu vi como é legal poder criar várias coisas! Ganhei um lindo livro do Sr. Honorato. de presente, afirmou.”

A oficina de cordel encantou não só os estudantes, mas também toda a equipe da direção da escola: “Adorei as oficinas e as crianças também! Ficou linda a produção de xilogravuras dos estudantes. No dia da festa faremos uma linda exposição com os cordéis produzidos pelos estudantes…Agora já temos o nosso acervo de cordel!”, comemorava a coordenadora pedagógica Lúcia Sousa.


A equipe do Bairro Educador agradece a presença e carinho do cordelista Severino Honorato, parabeniza a equipe da direção da Escola Sebastião Lacerda pela organização e acolhimento durante as oficinas e felicita a escola por ter estudantes que participaram de forma brilhante durante a oficina.

Texto e Fotos: Ana Carolina Gestora de Projetos do BE Irajá

Um comentário:

  1. Bem gente linda, não será possível retornar a esta escola até o final de 2011... fica para o ano de 2012! Com carinho, Severino Honorato

    ResponderExcluir