A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os alunos do CIEP Samuel Wainer tocam e dançam!!!

Texto e Fotos: Luiz Renato
Edição: Thiago Maia

A oficina de percussão no CIEP Samuel Wainer, mediada pelo ritmista Paulo Negueba (ex- O Rappa), contou com a presença da Eliete, professora de dança afro, dançarina e coreógrafa do Grupo “As Meninas do Nós” vinculado ao “Nós do Morro”, grupo este que já se apresentou de forma brilhante nessa mesma escola.

As crianças tiveram contato com a cultura afro, e vivenciaram um pouco da dança, relacionando com o trabalho que já vem sendo desenvolvido há algum tempo em relação ao ritmo.

No inicio, a maior parte das crianças ficaram tímidas, porém não precisou de muita conversa com a professora Eliete, que brilhantemente fez com que as crianças ficassem extremamente à vontade.
  
Dividindo o grupo, o professor Paulo Negueba puxou os passos com os meninos enquanto a professora Eliete ensaiava o passo com as meninas. A coordenadora pedagógica da escola, Professora Mariene , também entrou na roda e particpou da atividade junto aos alunos.


É importante frisar a importância da dança e de qualquer outra manifestação cultural na vida dessas crianças. Utilizando-se de musicas que façam parte do cotidiano delas e, principalmente respeitando as manifestações culturais que elas trazem. As crianças sempre que podem buscam trabalhar com suas aptidões físicas, isso pode e deve ser aproveitado como potencial educativo, pois trabalhando com a questão da musica e da dança podemos abordar as mais variadas temáticas inclusas em disciplinas como Historia, Geografia, Ciências, entre outras.

Nosso intuito com tais atividades é que as crianças consigam perceber que seus corpos são livres, e as mesmas tem direito de se movimentar e se apresentar da forma como acharem mais interessante e não necessariamente devem se prender a convenções sociais.  Dessa forma o contato mediado de forma didática com a cultura afro foi e será cada vez mais rico na medida em que pudermos nos aprofundar na temática com mais atividades diferenciadas como essa aula de dança.

2 comentários:

  1. Amei a apresentação na lapa,chorei de alegria com o empenho de cada um,q deu o melhor d si para bela apresentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu sou um dos dançarinos da apresentação da Lapa,meu nome é Allan Kildare, que bom que você gostou,ensaiamos muito para chegar a aquele ponto, tchau.

      Excluir