A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Oficina de Brinquedo Reciclado no Bairro Educador Manguinhos

Texto e Fotos: Mary Lança
Edição: Thiago Maia
 
Os alunos da E.M. Professora Maria de Cerqueira e Silva, participaram no último dia 8, de uma Oficina de Brinquedo Reciclado com o professor Natan, da Universidade aberta da Fiocruz.

 A oficina é dividida em dois encontros: um com a exibição de vídeos com questões importantes sobre reciclagem e outro onde as crianças montam um brinquedo com material reciclável.

Na atividade realizada, os alunos assistiram vídeos que informaram quanto tempo a natureza leva para absorver alguns detritos. Foi mostrado e explicado ao grupo o símbolo da reciclagem e o que é reciclagem e aprenderam a separar o lixo por cores.

Em seguida foi exibido mais um filme. Este contava a história de um menino que vive em um bairro muito sujo e percebe que isso não é legal, descobre a importância da reciclagem e mobiliza toda a vizinhança a cuidar do bairro, mantê-lo limpo e reciclar o lixo.
Para fechar a atividade, o responsável pela oficina exibiu algumas paródias de cantigas de roda com versões que mostravam a importância da reciclagem de lixo. Todos os alunos cantaram muito animados as cantigas. Este foi o melhor momento da oficina, porque contou com a participação de todos os alunos, cantando alegremente. Foi uma atividade muito proveitosa porque levou o conhecimento de forma lúdica e com base na vivência dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário