A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Trilha Educativa "A História da Minha Comunidade" chega ao Museu Nacional

Os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Presidente Café Filho, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da Cidade do Rio de janeiro com a aula passeio e visitação ao  Museu Nacional, mais conhecido popularmente como Museu da Quinta da Boa Vista sendo um dos mais importantes museus do Brasil e da América Latina localizado no interior do parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Atualmente é mantido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, considerado a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropologia da América Latina.




Esta aula passeio tem por objetivo fomentar a trilha educativa que está sendo desenvolvida com a turma de 9º ano A historia da minha comunidade, que inclui a visitação em alguns locais diferentes da Comunidade. Nesse caso, essa atividade é o que chamamos de Aula Passeio, e ela estava prevista no cronograma original da Trilha Educativa. O intuito é fazer com que os alunos se percebam como historiadores locais e iniciem um trabalho de investigação acerca da história da própria Vila Kennedy.




Os alunos ficaram vislumbrados com o acervo histórico e científico de história natural, contendo fósseis de várias partes do mundo, esqueletos de enormes dinossauros, indumentárias de índios de várias partes do mundo, múmias e esquifes Egípcios, equipamentos e armas de civilizações primitivas e vários objetos e referências a indígenas Brasileiros, que contempla o Museu.




A o professora da turma do 8º ano, tendo como contrapartida enfatizar ainda mais a matéria que está sendo dada em sala de aula, percebeu que os alunos se depararam exatamente com o que já haviam vista em sala de aula na Revista Ciência Hoje no período de fevereiro a maio, segundo relato da mesma.




Nesta oportunidade nos acompanhou um guia de turismo voluntario, Alex Belchior, que pôde destacar para os alunos que a Quinta da Boa Vista, situada no Bairro de São Cristóvão, é um Palácio em estilo Neoclássico, e foi a antiga morada de Dom João VI, e depois de Dom Pedro I e Dom Pedro II, quando então era chamado Paço Imperial de São Cristóvão.




A exposição pública de animais vivos deixou os alunos da Escola Municipal Presidente Café Filho encantados com a beleza deste espaço florístico e acolhedor que é o Jardim Zoológico da cidade do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário