A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Segunda Oficina do Instituto Criança é Vida no BE Guaratiba

No último dia 16, os alunos do 6° ano da Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, integrante do BE Guaratiba,  participaram do 2° Oficina do Instituto Criança é Vida, tendo como tema: Homem e Mulher. Corpo e Comportamento.



Mediante a aplicação desta oficina, debatemos com os alunos as questões das mudanças do corpo que as meninas e meninos sofrem na adolescência. Posteriormente falamos dos eventos da puberdade, como mestruação, ejaculação, entre outros. Por dim debatemos a necessidade do cuidado com o corpo e a espera pelo momento certo para o início de uma vida sexual ativa.


Os alunos tiveram todas as suas dúvidas a respeito do tema. Um assunto muito requisitado foi a questão da concepção e como evitá-la.

Nós, do Bairro Educador, e a direção acreditamos que estas oficinas possam repercutir de forma positiva na vida dos alunos e que diminua a ocorrência de gravidez na adolescência, fator muito alto na região.


CIEP Posseiro Mário Vaz

Já na última quinta-feira, dia 18, foi a vez de aplicar a 2° Oficina do Instituto Criança é Vida com o tema: Homem e Mulher. Corpo e Comportamento, no CIEP Posseiro Mário Vaz. No entanto, como a atividade é feita com alunos do 5ª ano, foi necessária uma adaptação da linguagem.



No CIEP Posseiro Mário Vaz a oficina acontece de forma mais dinâmica com culturas, atividades de recorte e cola, e explanação sobre o tema, pois os alunos estão na fase ainda de descobrir este mundo novo.

As oficinas são importantes, pois os alunos se identificam a partir do momento que vê um espaço prazeroso e democrático, onde podem se expressar suas emoções, dúvidas e os naturais constrangimentos que a mudança de fase produz.

Sempre que a oficina termina perguntam quando será a próxima, o que demonstra a satisfação e o prazer em participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário