A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Apresentação do Bairro Educador no Centro de Estudo Parcial no CIEP Hildebrando de Araújo Góes


Na última quarta-feira no CIEP Hildebrando de Araújo Góes, pertencente ao Bairro Educador Pedra de Guaratiba/Guaratiba, recebeu o Projeto Itinerante do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, intitulado “De Mala e Cuia”. Tal acontecimento foi possível graças à parceria entre o Bairro Educador e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.

A equipe do BE Guaratiba aproveitou o momento de reunião com todos os professores para apresentar as diretrizes e objetivos do Bairro Educador bem como, discutir sobre o Projeto Itinerante “De Mala e Cuia”. A biblioteca itinerante (“De Mala e Cuia”) reúne uma pequena coleção de parte da Biblioteca Amadeu Amaral. São livros, discos, folhetos, fotografias e recortes de jornal que podem sair do CNFCP (Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular) e ficar um tempo com a escola, servindo de apoio e suporte para os estudos de folclore. Apresenta, ainda, textos de apoio ao trabalho do professor, propondo um jeito de pesquisar mais próximo do cotidiano dos alunos e mais dinâmico, considerando os temas da cultura popular a partir de seus contextos; uma mudança radical no jeito de entender o folclore, como quando se muda de mala e cuia.

No BE Guaratiba, a Gestora de Projeto Nathalia Lemos, participou da reunião no CNFCP e conseguiu agendar o Projeto Itinerante. Como o CIEP no semestre passado desenvolveu o projeto sobre regionalidade e este semestre está se mobilizando para a leitura, acreditamos que o acervo “De Mala e Cuia” só poderia enriquecer mais o cotidiano escolar e o novo projeto da escola.  Todas as ações do Bairro Educador visam estar ligadas aos projetos da escola e ter desdobramentos em sala de aula.

Os professores se mostraram muitos receptivos e contentes por poderem contar com mais uma rica ferramenta de trabalho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário