A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Bairro Educador no VI Encontro Estadual de Serviço Social

O Bairro Educador participou do VI Encontro Estadual de Serviço Social e Educação, organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) - 7ª Região – que ocorreu dia 05/08, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O objetivo foi discutir os entraves e possibilidades do trabalho dos Assistentes Sociais nas unidades escolares.

O início do evento foi realizado pelo presidente do CRESS Charles Toniolo. Em seguida, a mesa de abertura “Gestão Democrática e Participação em Fóruns de Educação” discutiu a Luta pelos 10% do PIB para Educação, a universalização do acesso à escola; a antecipação da escolarização e sobre a Comissão de Educação do CRESS.
No turno da tarde, o grupo foi distribuído por Grupos de Trabalho (GTs) de acordo com o segmento escolar escolhido (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior).  Os GTs tiveram como objetivo promover uma discussão a partir do resultado da pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) com profissionais de Serviço Social em todo o país para produzir um documento que subsidie a atuação do Assistente Social na Educação.

Os Gestores de Projeto: Claúdia Garcia (BE Vila Cruzeiro), Francisca Assis (BE Cidade de Deus) e Thiago Sobral (BE Borel), elaboraram o pôster aprovado no evento com o título: BAIRRO EDUCADOR: Novas tecnologias potencializando a aprendizagem nas Escolas do Amanhã da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Este banner foi exposto no Encontro com o objetivo de divulgar o trabalho do Projeto Bairro Educador apresentando as tecnologias utilizadas: Trilha Educativa, Articulação Comunitária, Arranjo Cultural e Comunicação Comunitária.

Além de divulgar as tecnologias a equipe teve o intuito de apresentar uma prática que contribui para o desenvolvimento da educação integral que pensa o processo educacional para além dos muros da escola. 

O Bairro Educador ainda foi representado pelos Gestores de Núcleo Adriano de Araújo e José Roberto Lobo e as equipes de Gestores de Projeto explicitando o interesse da equipe em desenvolver ações nas escolas relacionando a teoria com a prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário