A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

BE Inhoaíba e as "vantagens de permanecer na escola"

Texto e Fotos - Herbert Borges

Nos dias 29 e 30 de junho, o Bairro Educador Inhoaíba, promoveu mais uma ação Educativa, desta vez no CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade, Vila Nova, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A ação ocorreu com a única turma de 9º ano, 1901. Tratou-se da Oficina "As vantagens de permanecer na Escola", material pertencente à Empresa Junior Achievment, que tem estabelecida uma parceria com o Projeto Bairro Educador. A atividade foi conduzida pelo Professor Herbert Borges, também integrante do projeto e responsável pelo mesmo na localidade. 

A atividade é baseada em um jogo de tabuleiro, bem simples e de fácil compreensão. Este jogo, a todo momento faz a correlação entre o nível de escolaridade e empregabilidade, proporcionando que os adolescentes possam tomar decisões durante o jogo, simulando a própria vida. Desta forma, podem visualizar gastos que terão na vida adulta, o salário que podem receber dependendo das funções exercidas, e principalmente a importância da Educação na inserção no mercado de trabalho

A aula teve bastante aceitação e contou com a participação de 34 alunos, além da colaboração da Professora Regina Lima, que implantou no CIEP o projeto “Jovens Protagonistas”, e foi neste espaço que o a oficina aconteceu. A atividade, por sua característica, de planejamento financeiro e familiar, indiretamente trabalha alguns descritores de Matemática, porém com um foco na realidade, tão próxima destes jovens que estão para entrar na vida adulta brtevemente.

Agradecemos a participação de todos os envolvidos na atividade: A direção, a Professora Regina Lima, aos Adolescentes, e a Junior Achievment. Esperamos poder realizar mais atividades deste gabarito e relevância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário