A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

I Corrida Rústica do CEBEP – Perspectivas Concretas de integração!

CEBEP - Bairro Educador e Memória Olímpica
“A Educação Física deveria ser mais valorizada na escola, principalmente entre nossos colegas, professores de outras disciplinas.” - afirmava o Prof. André Macedo durante uma conversa de intervalo com o Gestor de Núcleo, Fabiano Silva.
“Por que André? Por que você acha que a disciplina é tão diferente?” Devolvia Fabiano.
“Por que integramos mais. Por que o esporte integra, congrega, confraterniza. Desenvolvemos no aluno a compreensão do corpo, se tivéssemos apoio das outras disciplinas, seria integração total Fabiano. Mente sã, corpo são. Precisamos do apoio do Bairro Educador para isso. O que acha?” O Professor André Macedo, EM Pedro Cavalcanti, foi um dos primeiros a solicitar ao Bairro Educador ajuda nesse sentido.

Em uma reunião, com 16 professores surgiu o CEBEP – Comitê Esportivo do Bairro Educador de Paciência. Há um ano, era um movimento simples, querendo provar integração entre os professores, hoje é um grupo forte, com um símbolo de representação. E no último sábado, em sua terceira atividade, prova novamente que pode fazer muito mais. A I Corrida Rústica do CEBEP tinha dois planejamentos, um que ocupasse a Av. Santa Eugênia e a Praça do Sete de Abril, uma das praças mais conhecidas do Bairro de Paciência.  No segundo trajeto, a corrida iria unir as 9 escolas que compõe o BEP  em um percurso que apresenta uma aspiração perfeita no pensamento dos educadores . A continuidade nos estudos de cada aluno da Rede Municipal. Devido a essa projeção, o segundo trajeto foi escolhido.

Alongamento para iniciar a corrida
Alunos durante o percurso

Claudemir e Juliana com os alunos
E essa foi a inspiração para o Trajeto:
  • A EM João Gualberto do Amaral há três anos desenvolve um PPP que interliga a disciplina da Sala de Aula com o saber comunitário, formando uma forte relação entre direção, professores e funcionários e a comunidade do entorno. Uma das metas proposta na ATA de fundação do CEBEP e proposta do Bairro Educador.
  • O CIEP Dr Nelson Hungria busca em seu PPP 2011 a percepção, por parte dos alunos, professores e funcionários, acerca do Bairro de Paciência. Pensando espaços, identidades e planejamento, enfim, buscando sensibilizar pais e alunos as possibilidades do bairro, da escola e da valorização do indivíduo em si. Outra meta proposta pelo CEBEP.
  • Finalmente, a Chegada à EM Manoel Porto Filho que possui em seu muro uma pintura feita pelos alunos com os dizeres "O Mundo é uma escola de Amor". Trabalho realizado pelo Bairro Educador que propiciou aos alunos reconhecerem o espaço escolar como um espaço familiar e aos professores que todos os dias adentrem a escola pensando na Educação Amorosa e libertária.

Ainda temos mais dois motivadores para a atividade:
  • A data, era a véspera do dia dos pais, representa um momento de estímulo às famílias do Bairro para que apoiem os alunos-atletas e as escolas em atividades esportivas e educativas.
  • Ainda, o dia 13 de Agosto foi Dia de Vacinação, a EM Professor João Gualberto do Amaral, ponto de vacinação contra paralisia infantil, pólio e sarampo. Assim, a corrida foi uma atividade que propôs ao longo da semana uma campanha de combate a essas duas, os nossos jovens corredores estão fora da faixa etária da vacinação, mas será uma forma de realizar a campanha pelo bairro. Como vencedores dessas doenças.
Para celebrar e valorizar este movimento esportivo, o Portal Memoria Olímpica convidou os atletas Claudemir Santos, medalha de prata no revezamento de atletismo 4x100m dos Jogos Paraolímpicos de Pequim, representando a inclusão social e Juliana Domingues, a atleta de pentatlo mais jovem da América do Sul, que tem a idade dos estudantes e representou o potencial e o futuro do nosso esporte. Juliana correu e Claudemir alongou a garotada!  Juntos, eles deram o pontapé inicial para uma nova era na Educação física da área de Paciência, através do esforço inestimável dos professores.

Juliana Domingues, Fabiano Silva (BE) Claudemir Santos e Fabiana Bentes

          Cerca de 80 alunos, muitos com seus pais, participaram da atividade. Humberto, elemento da 10ª CRE, acompanhou e ajudou a organizar a atividade avaliou o sábado:
“O que direi é muito simples: em uma simples prova de rua, disputada por crianças, em seu próprio bairro, pudemos viver um evento com muita emoção. Uma vez mais, utilizo a palavra simples para descrever o que vi: em um lindo dia, alunos entusiasmados, professores motivados, diretor presente, uma banda afinadíssima, comunidade  participando, embora timidamente, daquela novidade. Um clímax da educação. Simplesmente, foi um Bairro Educador. Foi um grande inicio. É grande o potencial desta ação, o que me faz prever que este será um grande acontecimento para Paciência, e para seus moradores. Parabéns a todos, e que venham as próximas edições!”
Vencedores:
Feminino – Faixa etária de 10 a 12 anos:
Adrielle Cruz – CIEP Nelson Hungria
Sara Gomes - Escola Municipal Miguel Calmon
Jennifer Ariela B. Santos – Escola Municipal Vivaldo Ramos

Masculino – Faixa etária de 10 a 12 anos:
Patrick Souza - Escola Municipal Vivaldo Ramos
Leonardo Moura - Escola Municipal Pedro Cavalcanti
Rennan Tomás – Escola Municipal Miguel Calmon

Feminino – Faixa etária de 13 a 15 anos:
Gislaine Oliveira - Escola Municipal Pedro Cavalcanti
Shirlene Braz- Escola Municipal Pedro Cavalcanti
Aryene da Silva – Escola Municipal Porto Filho

Masculino – Faixa etária de 13 a 15 anos:
Yan Constantino – Escola Municipal Pedro Cavalcanti
Wellington Gonçalves - Escola Municipal Pedro Cavalcanti
Maycon Lopes – Escola Municipal Pedro Cavalcanti


Nenhum comentário:

Postar um comentário