A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mais um passo do desenvolvimento da Trilha Educativa Horta Angélica

No último dia 5, os alunos do 5º ano da Turma 8.401, da Escola Municipal Joana Angélica, localizada na Vila Kennedy, tiveram mais uma oportunidade de estar no ambiente externo da escola, mais precisamente para regar as hortaliças que já estão despontando na horta Angélica, desta forma as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo, além de provocar a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

Através da presente proposta os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o que se aprende na sala de aula. Desta forma levarão uma experiência valiosa para vida, já que a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável e rica em vegetais.


Os alunos estão aprendendo que o organismo humano necessita de uma variedade muito grande de alimentos que contenham substâncias capazes de: promover o crescimento; fornecer energia para o trabalho; regular e manter o bom funcionamento dos órgãos; aumentar a resistência contra as doenças. As hortaliças constituem um grupo de plantas alimentares que se caracterizam pelo alto teor nutritivo, principalmente por conterem vitaminas e minerais e pelo seu delicado sabor.

O desenvolvimento da trilha Educativa Horta Angélica na Escola Municipal Joana Angélica, trouxe para a Unidade Escolar temas envolvendo Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Hábitos Saudáveis pelo consumo dos produtos cultivados na escola. As atividades envolvidas na horta permitem trabalhar os conteúdos de alimentação, nutrição e ecologia em diversas disciplinas (matemática, ciências, geografia, etc.). A horta, além de contribuir para a merenda escolar, proporciona a aquisição de bons hábitos alimentares, estímulo ao consumo de hortaliças e frutas, bem como resgate de hábitos regionais e locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário