A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

E.M. Bombeiro Geraldo Dias visita a Estação de Tratamento de Água do Guandu e vê na prática o caminho das águas.

Texto e Fotos: Luiz Renato
Edição: Thiago Maia

No ultimo dia 02 de Agosto, 31 alunos da Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias (BE Salgueiro) tiveram a oportunidade de conhecer a maior estação de tratamento de água do mundo à Estação de Tratamento de Água do Guandu, que inclusive esta no Guines Book.

A visita é apenas mais uma etapa que a parceria entre Bairro Educador e o Programa Água Para Todos – CEDAE – possibilitou que a professora Janete desenvolvesse com seus alunos. Em uma dessas atividades, seus alunos escutaram sobre o caminho que a água faz do rio até as bicas de nossas casas.

Começamos o passeio assistindo a uma palestra, ministrada por um funcionário da estação que gentilmente mediou nossa visita, na qual foi falado sobre como se dá o processo de tratamento da água, dando uma prévia do que nós veríamos. Além disso, nos foi dada as informações de segurança para podermos transitar pela estação de forma confortável e segura.  
Logo depois da palestra os alunos lancharam para, posteriormente, conhecer os espaços da Estação. Visitamos a parte dos tanques na qual a água fica armazenada e se inicia o processo de tratamento, que se dá através da Coagulação Química, Floculação, Decantação, Filtração, Desinfecção e Correção de PH, tendo também a parte da Fluoretação por determinação do Ministério da Saúde.
Tivemos também a oportunidade de ver o trabalho que existe de plantação de algumas espécies de vegetais, contribuindo de certa forma com o reflorestamento.

E ao final do passeio todos voltaram para a escola muitos satisfeitos de poderem ter tido a oportunidade de conhecer como se dá o tratamento da água que utilizam. Alguns materiais foram cedidos para que a informação possa ser multiplicada para os outros coleguinhas.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário