A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Costurando o Folclore no CIEP Hildebrando de Araújo Góes

No primeiro semestre deste ano foi desenvolvido no CIEP Hildebrando de Araújo Góes o projeto sobre os costumes do Brasil em suas diferentes regiões. Questões como folclore, lendas, pratos típicos, danças etc. A culminância foi com a festa junina com a temática: Arraia das Regiões do Brasil.
No segundo semestre o CIEP Hildebrando de Araújo Góes, optou por desenvolver um projeto de leitura, para estimular todos os alunos que são leitores em potenciais.
Pensando neste contexto escolar o BE Guaratiba foi buscar parcerias que pudessem acrescentar algo para as crianças. Decidimos contemplar tanto o projeto do primeiro semestre (regionalidade) quanto do segundo semestre (leitura) ligando os dois. Desse modo conseguimos levar para o CIEP o Projeto Itinerante do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular chamado “De Mala e Cuia”, que consiste em um acervo de livros sobre folclore e cultura popular que os alunos poderão pegar emprestado e os professores poderão usá-los em sala de aula.
Como sabemos, o texto pode ser de tipo verbal e não-verbal com está contemplado nos descritores. Por isso mesmo, nesta última sexta-feira, a cooperativa Mulheres de Pedra realizou com as crianças do 5º ano e de projeto do CIEP a confecção de uma colcha de retalho com a temática folclore, trabalhando a questão do texto não verbal.

Essa cooperativa, Mulheres de Pedra é um dos representantes da Cultura Popular de Pedra de Guaratiba. O grupo é formado por 18 mulheres, a maioria moradora de Pedra de Guaratiba, daí o nome Mulheres de Pedra. Elas atuam em diversas áreas: artesanato, artistas plásticas, pedagogia, do lar, bordados, tapeceiras. Elas se organizaram para produzir artesanato usando vários tipos de material reciclável tais como: retalhos, jornais, linhas, lãs, penas, conchas e outros. Produzem lindas colchas temáticas, onde cada uma confecciona um dos 18 "retalhos" da colcha.

Os alunos não só confeccionaram as colchas, bem como, contaram histórias, relatos de experiências de vida sobre o tema. A oficina foi bem dinâmica e educativa, pois os alunos apreenderam a expressarem fisicamente como artisticamente.

4 comentários:

  1. eu ja estudei nela eu queria falar pra emilly candido que eu adoro ela e pra ama barbara vcs poderian fala isso pra ela falam que foi Maria Vitória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc sabe em que data inaugurou o ciep?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. e falam que eu to beM E EU AMO VCS MINHAS MELHORES AMIGASSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir