A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Aula na Praça


Os estudantes da Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, unidade escolar atendida pelo BE Guaratiba, visitaram na última terça-feira, 22 de maio, a exposição:  “A Terra Vista do Céu”, na Praça da Cinelândia. A exposição, ao ar livre, conta com um acervo de fotos  do renomado fotógrafo francês: Yann Arthus Bertrand, que tem por característica fotografar as mudanças pelas quais o mundo vem passando nos últimos 20 anos, desde a Rio 92, retratando as belezas da natureza e as fragilidades e degradação dos recursos naturais.  O objetivo da visita foi mostrar aos estudantes algumas questões ambientais, como por exemplo o desenvolvimento sustentável, um dos principais assuntos a serem debatidos na Rio+20.



Fátima Aparecida da Veiga, professora de história do 8º ano da Escola Municipal Tatiana Chagas Memória declarou que esta visita articulada pelo Bairro Educador, junto à escola, fez com que alguns estudantes conhecessem o centro da cidade do Rio de Janeiro, proporcionando o reconhecimento de um novo espaço.

“Na escola eles estão aprendendo a questão urbana do Rio de Janeiro, e esta visita vai fazer com que eles entendam melhor a história da cidade, através destas fotos. As ações do Bairro Educador são extremamente positivas e possibilitam que os alunos conheçam outros ambientes, ou seja, eles acabam criando uma identidade com a própria cidade.”

Segundo Thiago dos Santos, professor de português do 8º ano, a exposição é um atrativo diferente para os estudantes. Ele relatou que já vem trabalhando as questões ambientais, através de textos com os estudantes e que a iniciativa do Bairro Educador em levá-los para a exposição foi excelente, pois eles conseguiram assimilar melhor, o que é passado em sala de aula.
"O foco do ensino é a interdisciplinaridade. É importante trabalhar em sala de aula, questões universais, como esta, que no momento está em ascensão, devido a Rio+20. A partir desta ação os alunos ampliam o conhecimento e aprendizado, para além da sala de aula.”
De acordo com o estudante do 8º ano, Cláudio Tavares, a experiência adquirida ao visitar tal exposição foi bastante animadora, pois ele nunca teve a oportunidade de fazer um passeio como esse.

“O interessante da exposição é que ela está exposta em praça pública e não em um meio privado. É sempre bom conscientizar as pessoas sobre o surgimento de novas fontes de recursos renováveis”.
A estudante do 8º ano, Tayane Maria Fernandes, relatou que o tema abordado deve ser levado a sério pela sociedade, pois segundo ela o futuro do planeta só depende da conscientização do homem.
Estudante Tayane Maria Fernandes à esquerda da foto

“Aprendi que devemos cuidar do planeta para ter uma vida sustentável. É preciso preservar o meio ambiente, não só para nós, e sim para uma nova geração, como nossos filhos, netos, etc.”

A monitora da exposição, Debora Fontenelle, disse que a experiência que os estudantes tiveram de poder prestigiar a exposição é bastante enriquecedora para o aprendizado e para a formação de novos cidadãos brasileiros.

Monitora Debora Fontenelle explicando a exposição para os estudantes

“Os alunos têm a oportunidade de conhecer outro espaço, sair um pouco da rotina de dentro da sala de aula. A partir dessas novas experiências eles se conscientizam como cidadãos e começam a observar o papel de toda essa dinâmica, a qual eles presenciaram aqui hoje”.
Estudantes observando o Mapa


A exposição: “A Terra Vista do Céu”, fica aberta de segunda à sexta das 09h às 19 h., e nos finais de semana de 10h às 18 h. e permanecerá até o dia 24 de junho.


A equipe do Jornal Futura, programa exibido pelo canal educativo: TV Futura, filmou e entrevistou alguns estudantes da unidade escolar. Segundo a equipe ainda não há uma data definida para a exibição da matéria.

Por Ana Paula Santana.

Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer ao Bairro Educador e, especialmente, à Amanda, pelo trabalho incansável realizado na região. Esse foi um dia muito feliz na memória (com trocadilho) dos alunos da EM Tatiana chagas Memória.

    ResponderExcluir