A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 22 de maio de 2012

Lutando por um mundo sem drogas

Nos dias 15 e 22 de maio, o CIEP Roberto Morena, BE Paciência, articulou atividades de combate às drogas. Devido a solicitação da coordenação e direção do CIEP que desenvolveram um projeto para trabalhar a temática, o Bairro Educador em parceria com a Faculdade UNISUAM promoveu um espaço de diálogo com estudantes do 7º e 9º ano da unidade escolar. No primeiro momento foi realizada uma palestra de esclarecimento, onde os universitários do curso de enfermagem, explicaram aos estudantes o que é droga, os tipos de drogas existentes, seus efeitos e citaram os locais de reabilitação de viciados próximos ao bairro. Em seguida foi aberto espaço para que os estudantes tirassem suas dúvidas a respeito do assunto abordado. E logo após houve um sorteio de livretos que falavam sobre este tema.

No segundo dia de atividade foi realizado um jogo de perguntas, para saber se os estudantes realmente tinham aprendido o conteúdo transmitido no encontro anterior. As turmas foram divididas em três equipes para facilitar a dinâmica, onde as equipes vencedoras ganharam brindes.
Ainda no segundo momento, foi aberta uma roda para debates e depoimentos dos estudantes, que tinha como objetivo avaliar o que os estudantes entendem sobre as drogas. Um dos relatos despertou a atenção de todos, foi uma aluna de no máximo 14 anos que, disse ter perdido seus cinco primos, o pai e alguns tios pelo uso da droga ou pelo envolvimento com o tráfico. Alguns palestrantes também relataram sua proximidade com as drogas através de parentes e amigos, o que reforçou suas falas, já que muitos alunos acham que quem palestra não passa ou não passou pelo mesmo drama que eles. 

Muitos estudantes são oriundos de comunidades como Antares, Três Pontes e Aço, áreas conflitantes e com alto índice de violência e uso do crack. Ao término da atividade uma das universitárias da Faculdade UNISUAM foi entrevistada pelos estudantes do jornal escolar.

O Bairro Educador agradece a Faculdade UNISUAM pelo apoio no desenvolvimento do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário