A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Consciência Ambiental em Manguinhos

O CIEP Juscelino Kubitschek, integrante do BE Manguinhos, promoveu no dia 23 de maio, a 2ª edição do Projeto sobre consciência ambiental de Manguinhos. A atividade reuniu diversas atividades educativas e apresentou trabalhos produzidos pelos estudantes cujo tema principal foram lixo e a poluição dos rios.

Boneco feito através do reaproveitamento de caixas de fósforos
A Creche Municipal Chico Bento e o Espaço de Desenvolvimento Infantil Doutor Domingos Arthur Machado Filho, apresentaram trabalhos de fantoches do Bob Esponja com caixinhas de leite e bonecos reaproveitando latas de alumínio e brinquedos com caixinha de fósforo, respectivamente. Foram expostas também faixas confeccionadas pela Associação de Moradores da comunidade da Varginha, com frases eleitas pelos alunos do CIEP e das Creches Municipais Manguinhos e Chico Bento.

Creche Municipal Chico Bento
Um dos momentos que antecedeu a culminância foi a palestra com o  professor  da  Escola Politécnica da FIOCRUZ, Alexandre Pessoa. A palestra foi sobre a saúde ambiental em Manguinhos e os resíduos sólidos. No início os alunos refletiram sobre o trabalho da FIOCRUZ e concluíram que o objetivo principal da Fundação é a promoção da Saúde Pública. Em seguida ouviram um pouco sobre a história de Manguinhos, discutiram saúde ambiental, sobre a poluição e o caminho dos rios que deságuam em Manguinhos.
Professor Alexandre Pessoa, durante a palestra
A festa deste ano contou com a apresentação do grupo de garis Chegando de Surpresa, que promove esquetes e apresentações musicais de conscientização ambiental, com exposição de vassouras, bonecos e brinquedos feitos com materiais reciclados e cartazes com frases de conscientização escrita pelos alunos. O grupo participou a convite do PAC Social do Município e o transporte cedido pela gerência local da Comlurb.
Grupo Chegando de Surpresa
O momento mais aguardado, segundo algumas estudantes a apresentação das paródias feita pelas meninas. Elas afirmaram que ficaram muito tímidas antes da apresentação, mas gostaram muito de ir ao estúdio fazer a gravação das paródias. O grupo já tinha gravado anteriormente duas paródias no dia 21 de maio em um estúdio. Sob a organização e incentivo do professor de música Leandro Ferreira, as letras das paródias foram escritas pelo professor de artes Natanael dos Santos. As alunas foram acompanhadas na gravação pelos professores de história Douglas Ludens, Natanael e Leandro e pela gestora de núcleo do Bairro Educador Mary Lança .
Professores Leandro e Natan com os estudantes
O objetivo de produzir todo este trabalho foi discutir um grande problema encontrado no bairro e mostrar para os estudantes que existe uma solução para tornar o local onde moramos mais limpo.

O Bairro Educador agradece a parceria com o presidente da Associação de Moradores da comunidade da Varginha, ao PAC Municipal de Manguinhos, a gerência local da Comlurb, o Grupo Chegando de Surpresa e os professores Natanael dos Santos e Leandro Ferreira e Douglas Ludens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário