A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Uma Viagem pelo Universo do Conhecimento


Aconteceu na última sexta-feira (18/05) uma aula passeio com 27 estudantes da turma 1501 da Escola Municipal Professor Mourão Filho, integrante do Bairro Educador Complexo do Alemão. Foi feita uma visita guiada ao Museu de Astronomia, em São Cristóvão, na qual os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre o Sistema Solar e principalmente o planeta Terra.


A exposição é interativa, permitindo aos estudantes o aprendizado por meio de jogos educativos e experiências nas quais os próprios poderiam, por exemplo, reproduzir os movimentos de rotação e translação da Terra e verificar a temperatura em cada área terrestre, conforme as estações do ano.



A atividade surgiu de uma demanda da escola, que vem desenvolvendo um trabalho pedagógico pela professora Fabíola Pereira, que trabalhou com os estudantes alguns conteúdos do vídeo “Mestre do Tempo”, no qual os personagens faziam uma viagem pela cidade do Rio de Janeiro, decifrando enigmas e conhecendo um pouco mais sobre a história da cidade.

A primeira etapa contou com uma visita de capacitação. Já na segunda etapa os estudantes fizeram uma aula-passeio.
Os estudantes, além de terem a oportunidade de conhecer um espaço educativo dinâmico e interativo, também aprenderam conteúdos curriculares de Geografia, História, Ciências, Português e Matemática. 
“Eu adorei porque aprendi um pouco mais sobre ciências. Visitar aquele lugar foi como voltar no tempo. Visite você também”, disse a estudante Dara Lira, de 11 anos.
A estudante Carolina Martins, de 10 anos, completou: “Eu gostei porque eu vi, ouvi e aprendi muitas coisas diferentes do que eu conhecia”.

O Bairro Educador agradece aos educadores e gestores do Museu de Astronomia pela receptividade e por proporcionar aos estudantes uma ampliação de seu universo de conhecimento por meio de atividades interativas e interessantes. Também agradecemos à Guarda Municipal por viabilizar o transporte por meio de um micro-ônibus, pois foi oque viabilizou a ida dos estudantes ao museu, podendo desfrutar desta atividade educativa.
Por Bruno Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário