A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Palestra Sobre Violência Escolar no BE Morro dos Macacos

O Instituto NOOS, parceiro do Bairro Educador realizou uma palestra no dia 3 de maio no CIEP Presidente Salvador Allende, BE Morro dos Macacos. O objetivo desta ação promovida pelo Centro Integrado é fortalecer o aprendizado das crianças e  adolescentes sobre diversas questões e temas propostos de acordo com as necessidades da unidade escolar. A representante do Instituto NOOS, Cristina Fernandes esteve no CIEP e conversou com a diretora Avany Manhas e a diretora adjunta Rosa Lobo, para entender melhor quais especificidades perpassavam por aquela unidade escolar. Elas  apresentaram para a palestrante os processos históricos da  comunidade em questão e quais contribuições a palestrante poderia dar àquele público pelo qual o Centro Integrado atende.


A palestra também contou com o auxílio da Técnica de Educação e Saúde, Sonia da Silva, do Programa Saúde na Escola, que atendeu às turmas do 3º, 4º e 5º da unidade escolar. Cristina Fernandes falou sobre questões referentes aos valores necessários a serem absorvidos pelos estudantes,  traçando uma diferenciação sobre o que é violência infantil e o que é Bullyng, assunto bastante discutido e massificado no ano de 2011.


Os estudantes fizeram perguntas acerca da temática violência infantil e compreenderam que existem vários momentos em que se participa diretamente e indiretamente dos processos de opressão e de banalização das relações humanas. Para isso a contribuição da palestrante possibilitou formas de conscientização com relação a diretos e deveres fundamentados no estatuto da criança e do adolescente.


O Bairro Educador agradece à palestrante Cristina Fernandes pelo trabalho desenvolvido com os estudantes das escolas públicas que contribuem para a melhoria das relações interpessoais.
Por Raphael Pequeno


Nenhum comentário:

Postar um comentário