A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projeto de Vida e Profissões

No final do mês de maio, mais um passo foi dado na realização das atividades integrantes da Trilha Educativa: Projetos de vida e profissões, iniciado em 2011 na Escola Municipal Marechal Estevão Leitão de Carvalho, BE Engenho da Rainha. Contando com o apoio do psicólogo e voluntário Renaud Brazileiro, com larga experiência em recrutamento, seleção e treinamento profissional, foram realizados encontros com as turmas do 8º e 9º ano sobre elaboração de currículos e participação em entrevistas e dinâmicas de grupo.


Após uma avaliação textual realizada pelos estudantes a respeito de suas perspectivas para o futuro, as professoras Any Salomão e Rose Ellen perceberam a necessidade de se investir em informações relativas ao planejamento de vida dos adolescentes. Nos encontros o voluntário Renaud Brazileiro abordou a temática perpassando a preparação que antecede a busca do primeiro emprego: a importância das informações à respeito da empresa na qual o estudante deseja se candidatar, a forma correta de se fazer um currículo, como se portar diante dos entrevistadores, como perguntar e como responder, observações e dicas relativas ao visual masculino e feminino, as vantagens e os cuidados com as redes sociais na internet e como superar a falta de experiência num mercado de trabalho onde são exigidas, cada vez mais, competências e habilidades específicas.

As atividades desenvolvidas na unidade escolar, ao mesmo tempo que abordam os procedimentos e as particularidades do mercado de trabalho, estimulam os jovens a perceber a importância da escola e dos estudos em sua vida e das condutas daí necessárias: o cuidado na apresentação do currículo é o mesmo que se deve ter na elaboração dos exercícios escolares; as atenções com as posturas durante uma entrevista de emprego onde são guardadas as devidas proporções,  são basicamente as mesmas que o jovem deve ter na sala de aula, como por exemplo, não deixar que a chamada do celular atrapalhe o diálogo e a importância da situação. Da mesma forma, o jovem que na família e na escola aprende a organizar e a argumentar com clareza suas ideias provavelmente terá mais fluidez numa entrevista ou num processo seletivo.


A experiência mostrou-se bastante produtiva, como nos relata Marco Aurélio, estudante de 16 anos que participou das atividades: “Aprendi e conheci coisas que não sabia: como se vestir e se comunicar na hora da entrevista de emprego,... e pensar sobre a profissão que quero seguir. O que tenho que fazer para alcançar isso, que experiências tenho que ter.”

O Projeto “Trilha Educativa: Projetos de Vida e Profissões” pretende em breve facilitar a ida desses estudantes a algumas empresas e organizações, representativas de diferentes setores da economia, passando desde organizações não governamentais com atuação nas comunidades da cidade até grandes empresas do setor de saúde, de transportes, comunicação, entre outras.

Por Marcia Fernandes

                                                                                                                             
                                                                      

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