O projeto Bairro Educador, através de uma parceria realizada com o projeto "A terra vista do céu" levou os estudantes da Escola Municipal Francisco Cabrita, BE Bispo, a uma visita guiada à exposição, na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. No dia 22 de maio, acompanhados da professora Mônica Nunes e da Gestora do Bairro Educador, os estudantes d0 8° ano e os integrantes do Núcleo de Comunicação, da turma 1901, foram conferir a exposição.
Os estudantes foram recebidos com uma roda de conversa sobre a situação do planeta e algumas atitudes sustentáveis, na oficina de reaproveitamento, aprenderam a confeccionar com garrafa PET de refrigerante e bolinhas de gude um brinquedo que trabalha com a concentração e a coordenação motora, o cai-não-cai.
Estudantes durante a oficina de reaproveitamento de garrafa PET de refrigerante |
A visita contou com a interatividade com o planisfério, onde foi possível verificar a localização exata no mundo através das fotos da expostas e a exibição do longa-metragem "Home - Nosso planeta, nossa casa" no Centro Cultural da Justiça Federal. Abaixo um dos estudantes mostra através do planisfério sua terra natal, o Maranhão.
Estudante contando histórias de sua terra natal |
Como desdobramento da exposição, a turma foi dividida em oito grupos com três integrantes e cada um ficou responsável por realizar pesquisas sobre os temas contidos no material educativo disponibilizado pelo parceiro, que eram:
1- O que é desenvolvimento sustentável?
2- O que é biodiversidade?
3- Desmatamento
4- Efeito estufa e aquecimento globa
5- Fontes de energia
6- Lixo, coleta seletiva e reciclagem/
7- Poluição da água
8- Gestos simples para preservar o planeta.
Os estudantes apresentaram os trabalhos em forma de seminário e produziram um mural com notícias relacionadas a questões ambientais (em geral sobre a Rio+20).
Nenhum comentário:
Postar um comentário