A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Do Brasil de Todos Nós a Fanfarrada.

No dia 27 de abril, os estudantes da Escola Municipal Costa do Marfim, BE Realengo, prestigiaram três eventos simultâneos: a Culminância da Trilha Educativa “Brasil de Todos Nós - Formação do Povo Brasileiro”, a comemoração do aniversário de  “25 Anos da Escola” e a apresentação da “Orquestra Fanfarrada ” .

 A Culminância da Trilha Educativa “Brasil de Todos Nós - Formação do Povo Brasileiro” resultou da realização de atividades no mês de abril, que teve início no dia 29 de março com a participação da comunidade, estudantes, professores e parceiros convidados.


 Todos os professores, das turmas de Educação Infantil ao 6º ano e da sala de leitura, desenvolveram as atividades da Trilha Educativa, de acordo com suas escolhas nos processos de ensino e aprendizagem. Os estudantes interagiram através das diversidades  culturais e étnicas presentes na sociedade brasileira, exploradas em sala de aula pelos docentes. Trabalhamos a herança dos alimentos, dos hábitos e do vocabulário indígena, Capoeira e Carimbó, reprodução de pinturas de quadros de autores da semana de arte moderna que retrataram o povo brasileiro e seus costumes, além da criação de acessórios indígenas, percussão, etc.

Criação de acessórios indígenas

 Visitas à Fundação Cultural Palmares e ao Consulado de Angola também foram fundamentais para o Bairro Educador de Realengo/Magalhães Bastos. As conversas com João Carlos Araújo, da Fundação Palmares e com o assessor do Consulado de Angola, Hugo Gonzaga, foram imprescindíveis para o embasamento da Trilha Educativa “Brasil de Todos Nós- Formação do Povo Brasileiro” devido o resgate histórico através de conversas elucidativas.


O Bairro Educador convidou a Orquestra Fanfarrada para fazer parte da festa da unidade escolar, pelo seu ritmo inusitado. A Orquestra é formada por músicos que já atuam na cena musical do Rio de Janeiro. São artistas oriundos de grupos como o Cordão do Boitatá, Rancho Flor do Sereno, Songoro Cosongo, Rio Maracatu, Exalta Rei, Orquestra Voadora e Orquestra da Pró-Arte e tem direção musical assinada por Pedro Pamplona.


 A Orquestra Fanfarrada  encerrou o evento tocando músicas com  a temática da cultura brasileira. “Foi um dia inesquecível”, disse a Diretora Vera Regina. O Representante da Comissão Crescendo Juntos Jardim Batan, Armando Gamboa, também elogiou a iniciativa.”Precisamos de iniciativas como estas em nossa escola,que resgatam o valor do nosso povo,da nossa cultura”,disse.


 O que mais se destacou no decorrer da trilha foram as ações realizadas com professores, direção e estudantes. Os mesmos se sentiram motivados com o que aprenderam através da trilha educativa ‘’Brasil de Todos Nós’’ e darão continuidade a ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário