A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 15 de maio de 2012

Música e letramento a partir do samba

Os alunos da Turma 1303, da Professora Simone Teodoro, da Escola Municipal Sergipe, no Bairro Educador Vicente de Carvalho, receberam nos meses de abril e maio, o projeto Cantando e Sambando Eu Aprendo A Viver.
Carlos Carvalho e os alunos da turma 1303 praticando o exercício de pandeiro
Idealizado pelo Gestor de Projetos Carlos Carvalho, o projeto utiliza oficinas de letramento e música, entre elas a de instrumentos de percussão, de samba no pé e a de violão. Este é utilizado como um recurso para aprendizagem do uso significativo da escrita. Nas aulas de violão, o aluno percebe um sentido para o que ele escreve, além de ter a oportunidade de conhecer de muito perto um instrumento musical.


Os Alunos Victor, Jhony e Ana Maria arriscam os primeiros acordes no violão.
Os parceiros são mais que necessários para ampliar as atividades educativas dos alunos. Pensando nisso, no dia 8 de maio, a turma recebeu a visita de Diego Nascimento, formado no Projeto Primeiro Passo e que atualmente é passista do G.R.E.S. Portela. Diego contou para os alunos a história dos passistas e ensinou a eles o passo básico da dança do samba. “Vejo a euforia deles diante da novidade do samba dentro da sala de aula. Quanto mais coisas diferentes acontecerem, melhor para eles”, afirmou Diego.
Diego Nascimento durante papo com alunos


Texto: Carlos Carvalho
Gestor de Projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário