A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Música, letramento e sustentabilidade em Acari

Nos meses de abril e maio, os estudantes do 3º ano da Escola Municipal Thomas Jefferson, BE Acari, participaram de oficinas do projeto Música e Letramento “Cantando Eu Cuido do Meio Ambiente”. A ideia surgiu como forma de contribuir com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que trabalha a sustentabilidade e estimula através do ritmo, a melhoria na qualidade da leitura e escrita.


A unidade escolar já trabalha o tema há algum tempo, mas a música veio como um diferencial no auxílio do letramento e alfabetização com informações sobre sustentabilidade.  O ritmo trabalhado nos dois primeiros meses foi o funk, pois faz parte da cultura local dos estudantes.

Nas oficinas, os estudantes receberam orientações de como os cuidados com o meio ambiente podem ser significativos à qualidade de vida. A partir dessas orientações eles debateram em sala como poderiam ajudar na prática dos TRÊS “R” - Reduzir, Reutilizar e Reciclar, para que todos pudessem ter um mundo melhor.



“O trabalho realizado em sala, unindo o meio ambiente e o funk foi uma escolha muito bacana, na qual os alunos aprendem novas informações cantando! Está sendo uma diversão com consciência!”, disse a Profª Camila Carvalho. 

Os alunos puderam conhecer e discutir sobre sustentabilidade e entenderam alguns conceitos como: redução de consumo, reutilização de materiais e reciclagem. Ao transformarem o lixo em instrumentos musicais eles tiveram uma maior proximidade com os conceitos de reutilização.

Alunos utilizando materias recicláveis como instrumentos musicais


O projeto Cantando “Eu Cuido do Meio Ambiente” é parte integrante de um projeto amplo de Música e Letramento que acontece nos Bairros Educadores Acari e Vicente de Carvalho, trabalha os conteúdos a partir da realidade e cultura local do aluno, e vai até novembro de 2012. Neste período, o objetivo é ampliar os conhecimentos e conceitos dos alunos sobre a temática e trabalhar nas oficinas de ritmo, rima e percussão.

No dia 10 de agosto, as atividades do projeto voltaram a partir de uma articulação entre o Bairro Educador (BE) e o Programa Saúde nas Escolas (PSE) – representado na unidade escolar pela técnica de saúde Ernestina Santos. A partir desta parceria, os estudantes puderam, mais uma vez, cantar e refletir sobre Higiene com a oficina “Pagode das Crianças”. 


O BE trouxe a música e as reflexões para auxiliar no letramento (exercícios de identificação de frases e palavras do texto) e o PSE contribuiu com a orientação e a importância da higiene para a saúde do corpo.

Toda equipe da unidade escolar, em parceria com o Bairro Educador Acari – representado pelo Gestor de Projetos Carlos Carvalho – vem trabalhando para conseguir novas parcerias. Graças a este trabalho a atividade contou com duas novas instituições parceiras. Comlurb (representada por Gilberto Alenca) e o Grupo Chegando de Surpresa, que utiliza o samba para tratar das questões do lixo.

Por Carlos Carvalho

Oficina de Horta Suspensa

No mês de maio a Escola Municipal Jornalista Brito Broca, BE Borel, se mobilizou em práticas sustentáveis, a fim de propiciar vivências práticas e teóricas sobre educação ambiental. O Bairro Educador e a unidade escolar articularam a atividade de produção de hortas suspensas, que é a continuidade da Trilha Educativa Sociedade Ciências Naturais e Sociais (2011), em conjunto com os parceiros ICOS Cidadania, que trouxe voluntários com experiência em Educação Ambiental.


Essas são tecnologias sustentáveis que facilitam a aprendizagem, e têm o objetivo de conscientizar e sensibilizar os estudantes quanto a alimentação saudável e preservação ambiental, facilitando o aprendizado de ciências e letramento em matemática e português.

Através desta experiência, a alfabetização científica através da observação e experimentação no acompanhamento do desenvolvimento da planta, além de desenvolver uma série de novas aprendizagens também possibilita o reconhecimento de valores nos estudantes e educandos.


Professores, parceiros (agentes educadores, diretores e estudantes se empenharam na execução das atividades, como forma de promover a sustentabilidade) a maior interação entre a comunidade escolar e desenvolveram valores como cooperação, solidariedade, amizade, além da coordenação motora.


Visando a proteção do meio ambiente e a redução do desperdício, esta experiência é feita com garrafas de refrigerantes PET, terra adubada, sementes de hortaliças, flores e ervas de raízes pequenas, fios de arame e isopor.

Os estudantes estão envolvidos nessas iniciativas desenvolvidas com a comunidade escolar, através do cuidado permanente e acompanhamento do desenvolvimento da horta, através da técnica de irrigação, onde observam e registram cada processo.


Projeto de Vida e Profissões

No final do mês de maio, mais um passo foi dado na realização das atividades integrantes da Trilha Educativa: Projetos de vida e profissões, iniciado em 2011 na Escola Municipal Marechal Estevão Leitão de Carvalho, BE Engenho da Rainha. Contando com o apoio do psicólogo e voluntário Renaud Brazileiro, com larga experiência em recrutamento, seleção e treinamento profissional, foram realizados encontros com as turmas do 8º e 9º ano sobre elaboração de currículos e participação em entrevistas e dinâmicas de grupo.


Após uma avaliação textual realizada pelos estudantes a respeito de suas perspectivas para o futuro, as professoras Any Salomão e Rose Ellen perceberam a necessidade de se investir em informações relativas ao planejamento de vida dos adolescentes. Nos encontros o voluntário Renaud Brazileiro abordou a temática perpassando a preparação que antecede a busca do primeiro emprego: a importância das informações à respeito da empresa na qual o estudante deseja se candidatar, a forma correta de se fazer um currículo, como se portar diante dos entrevistadores, como perguntar e como responder, observações e dicas relativas ao visual masculino e feminino, as vantagens e os cuidados com as redes sociais na internet e como superar a falta de experiência num mercado de trabalho onde são exigidas, cada vez mais, competências e habilidades específicas.

As atividades desenvolvidas na unidade escolar, ao mesmo tempo que abordam os procedimentos e as particularidades do mercado de trabalho, estimulam os jovens a perceber a importância da escola e dos estudos em sua vida e das condutas daí necessárias: o cuidado na apresentação do currículo é o mesmo que se deve ter na elaboração dos exercícios escolares; as atenções com as posturas durante uma entrevista de emprego onde são guardadas as devidas proporções,  são basicamente as mesmas que o jovem deve ter na sala de aula, como por exemplo, não deixar que a chamada do celular atrapalhe o diálogo e a importância da situação. Da mesma forma, o jovem que na família e na escola aprende a organizar e a argumentar com clareza suas ideias provavelmente terá mais fluidez numa entrevista ou num processo seletivo.


A experiência mostrou-se bastante produtiva, como nos relata Marco Aurélio, estudante de 16 anos que participou das atividades: “Aprendi e conheci coisas que não sabia: como se vestir e se comunicar na hora da entrevista de emprego,... e pensar sobre a profissão que quero seguir. O que tenho que fazer para alcançar isso, que experiências tenho que ter.”

O Projeto “Trilha Educativa: Projetos de Vida e Profissões” pretende em breve facilitar a ida desses estudantes a algumas empresas e organizações, representativas de diferentes setores da economia, passando desde organizações não governamentais com atuação nas comunidades da cidade até grandes empresas do setor de saúde, de transportes, comunicação, entre outras.

Por Marcia Fernandes

                                                                                                                             
                                                                      

Escritora visita escola do BE Mangueira

No dia 31 de maio, a escritora Ronize Aline, autora do livro “O Dono da Lua” esteve presente na Escola Municipal Morro dos Telégrafos, BE Mangueira, para apresentar seu trabalho aos estudantes, através de rodas de contação de história.


Ronize, é Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, fez mestrado em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Atualmente realiza seus estudos de doutorado na COPPE/UFRJ, no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, linha de Informática e Sociedade. Sua pesquisa está centrada na informatização da mídia no Brasil e o papel que o jornalista desempenha nesse ambiente, além disso ela também é escritora de livros infantis.

Ronize Aline levou os personagens da história - Nick, Sr. Selênio, Noturno e a Lua - feitos em feltro - para tornar a vivência mais real.
Abaixo, segue a sinopse do livro: “O dono da lua”
“À primeira vista, Nick é um menino como todos os outros. Detesta os legumes que os outros garotos também odeiam, e adora as mesmas brincadeiras das quais as outras crianças também gostam. Mas, chegando um pouco mais perto, vê-se que ele é especial. Muito mais do que curioso, ele é um menino que enxerga coisas que ninguém vê; que descobre coisas que ninguém descobre; e que adora passar horas debruçado sob a janela, vidrado nos segredos do céu. Por isso só ele consegue reparar, numa noite, que a Lua simplesmente desapareceu.”     


No final da atividade de contação de histórias a autora, a diretora Simone Barcellos e a coordenadora pedagógica Sônia Carvalho debateram sobre o mercado literário infantil, interesse das crianças e possíveis visitas a unidade escolar para divulgação de novos trabalhos.


O Bairro Educador agradece a parceira Ronize Aline pela visita a Escola Municipal Morro dos Telégrafos, buscando a promoção da leitura para melhorar o aprendizado dos estudantes.

Meio Ambiente em discussão no SESC de Ramos

Na quinta-feira, 31 de maio, estudantes do 4 °ano da Escola Municipal Professor Paulo Freire, BE Maré, participaram da atividade educativa “Vem com a gente”, oferecida pelo parceiro SESC de Ramos. A aula-passeio começou às 9h e terminou às 16h. O objetivo da atividade foi discutir questões acerca do meio ambiente e apresentar a possibilidade de um espaço cultural e educativo para as crianças.

Os estudantes também puderam visitar o Piscinão de Ramos, no local foram discutidas questões ambientais referentes às modificações que o homem faz no espaço em que atua. Eles também falaram sobre a existência da Praia de Ramos, sua poluição e, depois, a construção do piscinão, buscando recuperar a história de um lugar atingido pelo uso inadequado da natureza pelo homem.

Estudantes em visita ao Piscinão de Ramos

Após a visita ao piscinão os estudantes se dirigiram para a unidade do SESC de Ramos, e tiveram um momento de lazer, usando a piscina e a sala de jogos. 

Estudantes na Piscina do Sesc de Ramos

Após o almoço, os estudantes conheceram todas os setores da unidade do SESC de Ramos e também foram à biblioteca, onde ganharam marcadores de livros dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.


Para finalizar a atividade cultural e educativa, os estudantes assistiram ao filme “Felicidade Clandestina” que narra a infância de Clarice Lispector e seu amor pelos livros de Monteiro Lobato.

O grupo Cia. das Histórias apresentou o espetáculo “Kwertzaltotch” que discute a relação do ser humano com o meio ambiente. A atividade foi bastante interativa, pois contou com a  participação de todos os estudantes.

Alunos intergindo durante a atividade

Por Luana Farias

Atividades educativas de preservação ao meio ambiente

No dia 31 de maio, o BE Irajá em parceria com o MetrôRio, proporcionou uma tarde de atividades educativas relacionadas ao meio ambiente para cerca de 65 estudantes da Escola Municipal Sebastião de Lacerda. Esta ação dialoga diretamente com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar que está relacionada com a temática sobre meio ambiente e a sustentabilidade.


Na oficina de artesanato, através da utilização de materiais reciclados, os estudantes puderam colocar em prática o conceito de reutilização, dando um novo sentido e uso ao objeto, no caso a garrafa pet de refrigerante. Com bastante criatividade eles produziram e enfeitaram os próprios bonecos.


“Este boneco pode ser o ícone da nossa campanha de preservação do meio ambiente dentro da escola e na comunidade. Podemos replicar esta oficina para outras turmas; desta forma todas as crianças se sentirão corresponsáveis pelas ações de preservação e conscientização do meio ambiente” afirmou a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Lúcia Souza.
Na oficina de dança urbana, muitos estudantes participaram do concurso de “dança do passinho”, ritmo popular que mistura frevo e funk.


No final da atividade, os estudantes de teatro da Organização Não Governamental (ONG) Ressurgir prepararam uma apresentação mostrando, através do humor a importância da preservação do meio ambiente. Em seguida, foi feito com os estudantes participaram de um jogo com perguntas e respostas sobre meio ambiente.  Durante a atividade, os estudantes demonstraram seus conhecimentos sobre preservação do meio ambiente, mostrando que estão em sintonia com tudo o que ocorreu na Rio +20.


Eu sabia responder a pergunta porque a professora Ana Valéria falou deste assunto na sala de aula: contando história, lendo reportagens e vendo o filme sobre o meio ambiente”, afirmou uma das estudantes do 2ºano.


O Projeto Bairro Educador agradece ao patrocínio do MetrôRio e parabeniza a ONG Ressurgir pelo trabalho realizado. Queremos destacar especialmente a receptividade e o comprometimento da equipe da direção, dos professores e dos estudantes, que possibilitaram que a atividade fosse de fato educativa, garantindo o processo de ensino-aprendizagem dos participantes.
Por Ana Carolina Duarte

Festival Escola de Funk agita CIEP em Acari

Nos meses de março, abril e maio de 2012, o CIEP Antônio Candeia Filho trabalhou a proposta do Gestor de Projetos do Bairro Educador Acari, Carlos Carvalho, “Escola de Funk”. O projeto teve dois encontros de capacitação com os professores do PEJA (Programa de Educação para Jovens e Adultos) e do Ensino Fundamental. Foram realizadas mais de oito oficinas de rimas e ritmo para os alunos da unidade, trabalhando temáticas como higiene, cidadania, família, paz e a própria história do gênero musical.

Alunos do 3º ano participando da oficina de Rima ministrada por Carlos Carvalho.


Os professores preparados, após a “Capacitação Escola de Funk” (ver matéria do dia 30 de abril), começaram a orientar seus alunos para a confecção de letras e paródias. A proposta consiste em trabalhar a alfabetização e letramento diante da realidade do aluno. E, em Acari, a cultura local não é diferente de outras comunidades cariocas, o funk é o som que mais se ouve na comunidade, está internalizado nos alunos. Eles ficaram mais participativos nas atividades e se sentiram envolvidos na proposta.

Grupo de professores do PEJA participando da Oficina de Rima na capacitação no CIEP Candeia.


Vale ressaltar o trabalho do projeto que esteve diretamente ligado ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e aos temas transversais: ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural, orientação sexual e temas locais. Assim, o projeto “Escola de Funk” teve um bom embasamento e fez o gênero entrar na unidade escolar funcionando como mais uma ferramenta para os docentes. O envolvimento e o interesse da escola em desenvolver as atividades, característica que garantiu à proposta de letramento e música ótimos resultados.

Concurso de dança do funk com alunos da EI e 1º ano. Com animação e aprendizagem, o funk invadiu o CIEP Candeia de uma forma diferente!


Durante aproximadamente dois meses e meio, as oficinas foram trabalhadas. Os alunos se prepararam para as apresentações, e no dia 23 de maio, o pátio da escola ficou lotado. Estavam presentes responsáveis, alunos, professores, equipe de direção e funcionários de apoio. Cada turma apresentou uma temática diferente. Alunos da professora Walfrides Conceição, 3º ano, falaram de Paz, os alunos do 5º ano homenagearam as mães com uma paródia da música “Poderosa” do MC Marcinho e as turmas de 2º ano falaram de família e de felicidade.   


“Batalha” de dança dos alunos do 5º ano.


"O projeto Bairro Educador apresentou uma característica muito interessante para o trabalho com nossos alunos, a musicalidade e ritmo que é uma linguagem universal para estabelecer relações. Tanto de convivência como de civilidade. (...)Achei um ganho para os alunos onde puderam participar ativamente de um gosto musical que adoram porém de uma forma rica em sua abordagem mostrando valores entre outros. Finalmente, parabéns para o Gestor de Projetos Carlos que se mostrou muito capaz na realização de seu trabalho.”- disse a professora Walfrides Conceição.

A equipe do Bairro Educador parabeniza a direção, professores e alunos do CIEP Antônio Candeia Filho que não só aceitaram a proposta como trabalharam juntos para dar vida a uma ideia “assustadora” para alguns, quebrando barreiras, preconceitos, acreditando e ajudando o funk no reconhecimento e importância que o gênero tem e como foi tratado por eles.
Por Carlos Carvalho.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Trabalho com famílias

Durante o mês de maio, o Bairro Educador Campo Grande, em articulação com vários parceiros, promoveu a pedido da Escola Municipal Constantino Magalhães, um ciclo de palestras em homenagem ao mês em que se comemora o dia das mães.


No dia 22 de maio, com o objetivo de informar sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’S), higiene pessoal, tratamento preventivo, menopausa, osteoporose, fumo, alimentação saudável e violência contra a mulher, o BE convidou a técnica de enfermagem Sandra Aparecida, do posto de saúde Pedro Nava que de uma forma bem dinâmica abordou cada questão interagindo com as mulheres presentes.


No dia 25/05, a professora do curso de informática  INTEB (Instituto Técnico Profissionalizante de Formação Treinamento e Desenvolvimento Brasileiro), Ligia Soares, falou sobre a presença da mulher no mercado de trabalho, dando ênfase a oferta de trabalho para as mulheres, elaboração de currículo, apresentação pessoal e dicas de entrevistas.


No dia 30/05, tivemos a fonoaudióloga e psicopedagoga, Iva Kropf, que falou sobre os múltiplos papéis da mulher: ser esposa, trabalhadora e mãe. Durante a palestra destacou o fato que muitas crianças acabam precisando de atendimento especializado quando não têm a atenção devida da família. Segundo ela, muitos casais acabam se separando por que a mulher não tem tempo para se dedicar a relação. Durante o bate papo, surgiram muitas perguntas e a psicopedagoga deu sugestões para uma convivência harmoniosa no lar.


Ao término do ciclo de palestras, algumas mães sugeriram a continuidade dessa atividade com sugestões de temas para o próximo semestre. No final  do evento, foram distribuídos convites para um dia de beleza no Salão Di Trevi, em Campo Grande.

O Bairro Educador agradece os parceiros envolvidos na atividade pela dedicação e disponibilidade de colaborar com os projetos da escola.


terça-feira, 29 de maio de 2012

“Orientação Profissional- Caminhos e Profissões”


Na manhã do dia 22 de maio, os estudantes do 9º ano da Escola Municipal Presidente Roosevelt, BE Realengo, participaram da Trilha Educativa “Orientação Profissional - Caminhos e Profissões”, na Escola Técnica Visconde de Mauá de Marechal Hermes- FAETEC. O diretor da Instituição, Marcos Thompson e coordenadores dos cursos técnicos orientaram os estudantes.

A Trilha foi realizada durante os meses de abril e maio mediante dinâmicas e oficinas, em um repertório vasto de informações e conhecimentos para que os estudantes fossem orientados a fazer escolhas certas após concluírem o ensino básico, o que possibilitará a entrada no ensino médio, e posteriormente no ensino superior.

Os estudantes, a diretora Márcia Cagliari e o professor de matemática ao chegarem na FAETEC foram recepcionados com congratulações. Ouviram do Diretor Marcos a história de surgimento da Escola Técnica, sobre o funcionamento da unidade e em seguida assistiram ao vídeo sobre todos os cursos oferecidos pela Instituição, áreas de atuação e os obstáculos que precisam ser superados pelos estudantes para obterem êxito na conclusão dos cursos, onde o estudo, a disciplina e a responsabilidade são fundamentais. Eles também ouviram sobre as recompensas, os desafios e a obtenção de ganhos bem remunerados.

“As Empresas buscam profissionais qualificados e alunos aplicados e lembramos a vocês que a economia do Brasil é baseada quase que exclusivamente na indústria, por isso estudem e garantam já o seu futuro”, esta foi uma das falas, disse Marcos Thompson aos estudantes.


Visitar os laboratórios, presenciar o espaço escolar, observar outros estudantes da unidade reunidos foram momentos imprescindíveis para ampliar o conhecimento, o repertório social e motivá-los a permanência destes estudantes na escola.

O Coordenador de Eletrotécnica, Profº Orlando Adão fez a visita orientada. Apresentou todo o espaço e tirou as dúvidas de alguns estudantes sobre alguns cursos técnicos.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Vida sustentável

No dia 28 de maio, os estudantes do 3º ano da Escola Municipal IV Centenário, BE Maré, visitaram o Galpão das Artes Urbanas da COMLURB no bairro da Gávea, um espaço dedicado a arte e artesanato feitos a partir de resíduos. Durante a visita os estudantes conheceram obras de arte feitas de lixo, metais, plásticos de todos os tipos, madeira e até roupas de câmara de ar de pneu. Na galeria de exposições os estudantes conheceram os trabalhos da artista Núbia Pinheiro, produzidos com papel. Além de conhecerem o trabalho da artista, também participaram de um “bate-papo” com a mesma.

Além desta, os estudantes visitaram mais duas exposições: uma do artista Sérgio Cezar que faz maquetes detalhadas do Rio Antigo, usando papelão e micro lixo; e do artista Murat que trabalha com lixo digital-virtual (mistura de programas que não são mais usados). Em seguida, eles visitaram os ateliers do Galpão, vivenciando o processo dos artistas que transformam resíduos em brinquedos, arte, decoração e utilitários, aprendendo de maneira simples como diminuir os gastos, com a produção de lixo.

A iniciativa da promoção das atividades educativas sobre sustentabilidade e meio ambiente foi apoiada pelo Bairro Educador em articulação com os seguintes parceiros: Galpão das Artes Urbanas da COMLUB, a técnica em Educação e Saúde do Programa Saúde nas Escolas e a ONG Ação Comunitária do Brasil. Esta atividade foi pensada devido a proximidade da Conferência Rio+20.

Reaproveitando a comida
 
No dia seguinte ao passeio, uma turma do 3° ano tiveram uma lição que falava sobre o reaproveitamento dos resíduos, onde aprenderam a reaproveitar alimentos na oficina realizada pela ONG Ação Comunitária do Brasil, localizada na Maré.


A técnica de educação e saúde do Programa Saúde nas Escolas (PSE) ministrou uma aula sobre higiene pessoal antes de manipular alimentos. Após se prepararem os estudantes com o auxílio de uma nutricionista e das alunas do curso de gastronomia da Faculdade Unisuam fizeram um bolo de casca de banana e um patê de talo de couve.



No final da aula todos degustaram geléias, patês e bolos de alimentos reaproveitados.
Teatro, educação e muitas histórias
Através de uma articulação do Bairro Educador com a Oficina de Linguagem do Setor de Atividades Culturais da Vila Olímpica da Maré os estudantes do 1º e 2º ano receberam JB Henrique, contador de histórias.

A contação mistura histórias e lendas da Maré, além de ícones nordestinos em uma apresentação teatral interativa onde os estudantes interpretam alguns personagens e aprendem músicas educativas que contam histórias e que contém conhecimentos matemáticos.
JB e o pássaro azulão das histórias nordestinas


sábado, 26 de maio de 2012

Integração entre escola e comunidade

No sábado, 26 de maio, a Escola Municipal Leila Barcellos de Carvalho, através de uma articulação do BE Cidade de Deus, convidou representantes da empresa de cosméticos Natura, para dar orientações de como as responsáveis pelos estudantes da unidade escolar, poderiam se tornar revendedoras dos produtos Natura, e além disso elas também participaram de um curso gratuito de automaquiagem, patrocinado pela empresa.




Além da Escola Municipal Professoranda Leila Barcellos de Carvalho, outras unidades escolares do BE Cidade de Deus estavam presentes no evento, são elas: Escola Municipal Pedro Aleixo e Escola Municipal José Clemente.


A Associação Semente da Vida (ASVI), instituição localizada na comunidade, realizou uma oficina, em que ensinava as responsáveis a aproveitarem pedaços de papelão para confeccionar um porta-panela. A Banda de Percussão da Escola Municipal Pedro Aleixo se apresentou para a comunidade escolar e um grupo de estudantes da Escola Municipal José Clemente Pereira fez uma apresentação de capoeira, junto ao Grupo Aliança Ariri.


Gilmar Ferreira, artista plástico e parceiro do BE, realizou com os estudantes uma oficina de pintura. O grupo musical formado por policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), se apresentou e fez uma Roda de Capoeira, com os estudantes. Em seguida o Bairro Educador Cidade de Deus realizou atividades, nas quais os estudantes identificavam os pontos positivos e negativos dentro da escola.


O objetivo do evento foi proporcionar uma integração entre as escolas e a comunidade.

Por Maria do Socorro




sexta-feira, 25 de maio de 2012

Seminário de sustentabilidade

A Escola Municipal Presidente Café Filho, integrante do Bairro Educador Vila Kennedy, em parceria com a UNICOM (Universidade Corporativa da COMLURB), promoveram em 25 de maio, um seminário sobre Sustentabilidade, para alunos do 7º ao 9º ano.

A educação está altamente atrelada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base para formação de indivíduos conscientes e responsáveis. Portanto, um aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com os problemas ambientais e com suas devidas soluções. Mas para isso, é preciso difundir a importância da sustentabilidade na escola e como ela interfere na formação dos alunos, para tanto os mesmos participaram do seminário sobre Sustentabilidade ministrada por Biólogos da Unicom, assunto que consta do Projeto Politico Pedagógico da escola.


Buscando fomentar o entendimento do que é sustentabilidade, os Biólogos citaram a sustentabilidade ecológica, que é o que precisamos para nos manter vivos no planeta terra, isso significa que temos que preservar os recursos naturais para poder utilizá-los no futuro, pois hoje consumimos muito mais do quê produzimos tirando mais da terra do que ela pode oferecer, o que no futuro poderá causar desastres ecológicos e mais pobreza.



Os Biólogos apresentaram para os alunos que, Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material, sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.


O Assunto abordado, fez com que todos interagissem fazendo perguntas sobre o que seria a RIO+20, encontro que reúne líderes dos 193 Estados que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores da Sociedade Civil, que se reunirão para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver, inclusive para as futuras gerações. 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Mães representantes de turmas ganham dia especial

O Bairro Educador em parceria com o Instituto Embeleze, promoveram um dia de Beleza para as Mães Representantes de Turmas do CIEP Vila Kennedy, em 24 de maio de 2012.  As unhas deixaram de ser um mero detalhe, as mães foram presenteadas cuidando das unhas, que vai muito além de pintá-las com a manicure, contribui com a autoestima.


O evento também teve como objetivo aproximar a família da escola, pois é fundamental que as mães participem da vida escolar de seus filhos, assim como manter uma boa relação com a direção.

Na interação escola X família, a escola enquanto instituição educativa desempenha um papel fundamental, sendo palco das diversas situações que propiciam esta interação principalmente no que tange sua dimensão socializante, que prepara o indivíduo para a convivência em grupo e em sociedade.



Neste dia de homenagem, mesmo tendo objetivos em comum, cada participante pôde observar a importância da participação da família na escola e acompanhar o desenvolvimento de seus filhos e conhecer um pouco mais dos conteúdos que seus filhos aprendem e os preparam para vida toda. 

Segundo o relato de uma das mães representante de turma, a parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação.



O dia de Beleza valoriza o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, tomando conhecimento  das dificuldades apresentadas pelos  filhos, bem como seu desempenho.