A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 22 de maio de 2012

Bairro Educador realiza Formação para os Educadores Comunitários

Na última quarta-feira, 16 de maio, o Bairro Educador (BE) projeto que integra o Programa Escolas do Amanhã da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, realizou no auditório da Firjan a formação dos educadores comunitários que atuam nas Escolas do Amanhã e nas unidades escolares que compõem o convênio do Bairro Educador. O objetivo deste primeiro encontro foi nivelar o conhecimento dos educadores sobre o Programa Mais Educação, o Programa Escolas do Amanhã; conhecer perfil destes atores e como eles enxergam o papel de Educador Comunitário; os desafios que são enfrentados bem como as estratégias para superá-los e como articular as oficinas com o currículo escolar e demais oportunidades educativas e culturais, na comunidade e na cidade.

A mesa de abertura contou com a participação de André Ramos, gestor do Programa Escolas do Amanhã/SME-RJ; da diretora geral da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa; de Christiane Moraes, da Coordenadoria de Gestão e Governança da SME-RJ e responsável pela coordenação das ações do Programa Mais Educação; de Sônia Santos, da UNESCO e Vandré Brilhante, diretor-presidente do Centro Integrado de Estudos e Programa de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).


Após as boas-vindas, os participantes foram convidados a assistir uma apresentação de dança do grupo de alunas da Escola Municipal Almirante Tamandaré, no Vidigal, que participam das oficinas do Programa Mais Educação. As alunas foram muito aplaudidas nesta apresentação que serviu como ensaio aberto para a culminância “Tradições Africanas no Vidigal” realizada no último final de semana.


Abrindo a segunda mesa do dia, André Ramos apresentou os eixos estruturantes do Programa Escolas do Amanhã, os objetivos e projetos. Ele ressaltou que o Programa é um importante componente do Mais Educação e mostrou que nos últimos anos o ele vem obtendo bons resultados em relação à melhoria do aprendizado,  redução da evasão escolar e aumento do interesse dos estudantes em permanecer na escola com qualidade.


Em seguida, a coordenadora geral do projeto Bairro Educador (BE), Márcia Florêncio, o coordenador de projetos especiais Bruno Lopes e a gestora de núcleo Karina Trotta falaram sobe o trabalho do BE. No final da apresentação ficou evidente para os presentes que a articulação entre BE e os educadores comunitários é fundamental para otimizar as atividades educativas na escola.


A 3° apresentação foi realizada por Natacha Costa da Cidade Escola Aprendiz, parceiro metodológico do CIEDS na execução do Projeto Bairro Educador. Ela explicou os conceitos do Programa Mais Educação, destacando a importância dos educadores comunitários para o bom desenvolvimento do Programa.


Fechando a parte da manhã, o BE convidou três educadoras comunitárias que atuam em parceria com o projeto: Nathália Bruna (E. M. Hermenegildo de Barros - Engenho da Rainha), Heloísa Helena (E. M. Professor Paulo Freire - Maré), e Rosângela Moreira (CIEP Maestro Heitor Villa Lobos - Santa Cruz), para falarem sobre o trabalho de integração que desenvolvem com os estudantes.


As educadoras comunitárias contaram suas experiências e destacaram as principais ações feitas com os estudantes, envolvendo a comunidade escolar e os responsáveis. Segundo elas, o resultado do trabalho é positivo e vem alcançando um patamar satisfatório no que se refere à aprendizagem, cidadania e socialização dos estudantes. Elas também elogiaram o trabalho feito pelo Bairro Educador, ressaltando que a parceria com o projeto facilita a articulação entre escola e comunidade.


Na parte da tarde os educadores comunitários participaram de grupos de reflexão, nos quais discutiram os seguintes assuntos: “o papel do educador comunitário”, “os maiores desafios do trabalho” “e como é possível articular as oficinas do Programa Mais Educação ao currículo escolar?” A partir desta atividade, eles puderam trocar experiências e conhecer o trabalho realizado por cada um. Segundo eles, esta atividade os ajudou a identificar o que devem melhorar no trabalho realizado na escola e reconhecerem seus pontos fortes na execução das ações com os estudantes.


Este encontro foi o primeiro momento em que os educadores comunitários estiveram reunidos. A avaliação geral foi muito positiva e a maioria solicitou novos momentos de trocas, proposta que já esta sendo discutida e deve ocorrer ainda no mês de junho. Os estudantes agradecem. E, todos nós também.


Abaixo, encontra-se a síntese do que foi discutido pelos educadores comunitários nos grupos de trabalho:



2 comentários:

  1. AMEI!!!!
    EU SOU UMA DAS EDUCADORAS QUE ESTAVAM LÁ,FOMOS MUITO BEM RECEBIDAS E AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS FORAM MUITO POSITIVAS PARA TODAS.AGUARDAMOS OUTROS ENCONTROS COMO ESTE.BEIJOS À TODOS DO BAIRRO EDUCADOR E DO ESCOLAS DO AMANHÃ.

    ResponderExcluir
  2. Sou Educadora Comunitária do CIEP Gregório Bezerra, Penha, 4ª CRE, tb sou funcionária do mesmo CIEP. Muito válida a troca de experiências em que nós já participamos desde agosto de 2009.

    ResponderExcluir