A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 7 de maio de 2012

O sabor do saber


Estudantes da Escola Municipal Professor Affonso Várzea fazendo brigadeiro

Na última sexta-feira, 04 de maio, as doze unidades escolares¹ do Complexo do Alemão, atendidas pelo Bairro Educador, homenagearam através da gastronomia, o escritor Monteiro Lobato, popularmente conhecido pelas suas obras da literatura infantil.  A 3ª edição do Degusta Alemão, sediado na Escola Municipal Professor Affonzo Várzea, teve como tema a culinária do Sítio do Pica Pau Amarelo, e o objetivo da culminância foi transmitir para os estudantes, de uma forma lúdica, o conteúdo programático das disciplinas, através de receitas culinárias trazidas pelas professoras.

A peça teatral, organizada pela equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) abriu o evento. Os integrantes da 3ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), receberam o convite do PSE para atuarem na peça, que teve como tema as aventuras dos principais personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. 

Peça: Sítio do Pica pau Amarelo

Integrantes da 3ª CRE

A professora da Escola Municipal Professor Affonzo Várzea, Deise Gonçalves, foi a precursora do evento, a partir do projeto: “Receitas de Sucesso”, lançado pela mesma, em sala de aula. Segundo Deise, o Bairro Educador valorizou o seu projeto, através da criação do Degusta Alemão, unindo toda a comunidade escolar do bairro, responsáveis e estudantes.

“O Bairro Educador atua como uma ponte entre as escolas e o bairro, dando todo um suporte e buscando parceiros, que ajudam na realização do evento. Há uma troca de experiência entre as escolas que participam do evento, levando em consideração o conteúdo programático de cada uma. Muitos alunos não conheciam o autor Monteiro Lobato, e através da culinária do Sítio do Pica Pau Amarelo, foi possível trabalhar com eles a leitura, o cálculo matemáticos e outras disciplinas”. 


A estudante do 3º ano da Escola Municipal Nereu Sampaio, Bruna Sousa, disse ter melhorado seu aprendizado, a partir do evento.


“Sempre assisti o sítio do Pica Pau Amarelo, mas eu não conhecia o Monteiro Lobato. As receitas me ajudaram a aprender muitas coisas. A leitura já paz parte da minha vida” - relatou a estudante.

As unidades escolares presentes no evento montaram stands e expuseram as iguarias culinárias para a degustação, todas inspiradas nas receitas da personagem Tia Anastácia, do Sítio do Pica Pau Amarelo. Cada stand apresentava um mural, que explicava como os estudantes desenvolveram as receitas, através de um conteúdo pedagógico, alinhado a uma determinada disciplina.

Mural explicativo 

O gestor de projetos do Bairro Educador e psicólogo, Flávio Soares, ministrou uma palestra, direcionada aos responsáveis, com o tópico: “Receita para uma relação familiar saudável.” A palestra abrangeu temas como: diálogo, paciência, afeto, amor e zelo.

Gestor de projetos do BE dando palestra para responsáveis

De acordo com a responsável Marluce da Silva, mãe de um estudante da Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti, a palestra a ajudou a repensar mais sobre a sua relação familiar com o esposo e o filho.



“Essa interação entre a escola e os pais é muito boa. A palestra com o psicólogo me mostrou que a vida é como uma receita e precisa dos seguintes ingredientes: amor, carinho e compreensão.”

Marina Hirsch, parceira do Bairro Educador e proprietária do restaurante Zuka,  colaborou com o evento, doando descartáveis, e frisou a importância da parceria com o Bairro Educador.

“A parceria com o Bairro Educador foi gratificante e muito produtiva. O evento passa todo um conteúdo disciplinar para os pais e alunos, com a ajuda de toda a escola” – disse Marina.

Gestores de projeto do BE, gestora de núcleo Mary Lança, á direita: Marina Hirsch e à esquerda Beatriz Novaes, parceira e apoiadora do projeto

Diretora da Escola Municipal Professor Affonso Várzea, há 22 anos, Eliane Sabback falou sobre a importância da parceria com o Bairro Educador, que disseminou o evento, como uma forma de reunir a comunidade escolar do Complexo do Alemão e os moradores da região em questão, colaborando para o aprendizado e ampliando o conhecimento de um todo.


“O Bairro Educador, além de unir, também facilitou o nosso contato com o núcleo de diretores das escolas do Alemão. O Degusta trabalha em cima das dificuldades dos alunos em algumas disciplinas e os professores os ensinam a importância de cada nutriente presente nos alimentos. Outra característica importante do evento foi a articulação com os moradores, que através dessas receitas, fazem e vendem na comunidade, as iguarias aprendidas nas oficinas.”




¹ Escola Municipal Professor Affonso Várzea, Escola Municipal Rubens Berardo, Escola Municipal Professora Vera Saback Sampaio, Escola Municipal Professor Mourão Filho, Escola Municipal Nereu Sampaio, Escola Municipal José Aparecido Sarti, Escola Municipal Jardim Guadalajara, Creche Municipal Nova Brasília, Creche Municipal José Vieira da Silva e (Espaço de Desenvolvimento Infantil) EDI Dona Lindu. Duas escolas foram convidadas: EDI Lúcia Maria Batista de Albuquerque e EDI Professora Luisa Helena Maia Medeiros.



Por Ana Paula Santana

3 comentários:

  1. Projeto maravilhoso que pelo terceiro ano rende bons frutos! Parabéns a equipe do Bairro Educador e às escolas participantes!

    ResponderExcluir
  2. Foi ótimo, adoramos participar!!! EDI Profª Luiza Helena Maia Medeiros

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez o Degusta Alemão arrasou! Parabéns ao Bairro Educador e as escolas envolvidas.

    Guaraciara Gonçalves

    ResponderExcluir