A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 10 de maio de 2011

Bairro Educador e Ciep Maestro Heitor Villa Lobos contra o Bullying

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”
Paulo Freire

Não é fácil parar de usar rótulos e lidar bem com a diversidade em sala de aula. Pensando nisto, o Projeto Bairro Educador e o CIEP Maestro Heitor Villa Lobos, localizado no interior da comunidade de Antares em Santa Cruz, desenvolveram juntos um projeto sobre Bullying. Os alunos do Ciep vem ouvindo falar muito nesta palavra de origem inglesa e já construíram uma definição própria – Bullying é um comportamento que inclui atitudes agressivas, físicas ou verbais, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro.


O projeto surgiu a partir do Projeto Político Pedagógico do CIEP e da necessidade de preparar os alunos para as avaliações bimestrais de Redação. Seu principal objetivo é levar os alunos a expressarem seus sentimentos e emoções com liberdade e confiança, aprendendo a conviver em sociedade, reconhecendo a importância de valorizar e respeitar o próximo. Além de estimular no aluno o hábito da leitura e aprimoraar a escrita por meio de troca de impressões e opiniões.


 As atividades contam com a participação dos alunos das turmas de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e acontecem através de dinâmicas, tempestades de ideias, leituras e reflexões, histórias em quadrinhos, produção de acrósticos, construção de frases e desenhos ilustrativos, troca de cartas entre outras atividades que são realizadas pelas Gestoras de Projeto do Bairro Educador Isabel Assis e Nathalia Lemos.


 O maior desafio é fazer com que esses alunos respeitem às diferenças e incorporem este valor. Desta forma construiremos de fato uma educação de qualidade formadora de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

*Esta matéria foi originalmente publicada no Jornal Quateirão e reproduzida no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário