A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 24 de maio de 2011

Semana da Alimentação Saudável no CIEP Posseiro Mário Vaz (BE Guaratiba)

No mundo em que vivemos, marcado pela correria do dia-a-dia, não temos o costume de cultivar hábitos saudáveis, principalmente no que tange à alimentação. Muito de nós comemos rapidamente, ingerimos os famosos fast food ou comidas congeladas. Por conta disso, muitos de nós não damos a devida atenção para alimentação de nossos próprios filhos.
Além disso, muitas crianças preferem comer doces, salgados, hambúrguer, biscoitos, beber refrigerantes entre outros alimentos que não contém os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento corporal. Cada vez mais crescem o número de crianças que desenvolvem problemas de saúde que poderiam ser evitados se possuíssem uma alimentação balanceada.
Mediante a isso, a coordenação pedagógica do CIEP Posseiro Mário Vaz organizou a Semana de Alimentação Saudável para que os estudantes refletissem sobre seus hábitos alimentares. Nós, do Bairro Educador Guaratiba, em parceria com o Pacs (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) levamos para o CIEP, no dia 19 de maio,  uma palestra para os alunos sobre a alimentação saudável, hábitos alimentares, mostrando aos alunos seus maus costumes e incentivando a uma melhor alimentação.
Os agentes da saúde conversaram com os alunos que devemos fazer mais de três refeições por dia, comer sempre frutas e legumes e mastigar bem para que o alimento seja bem digerido. Os alunos revelaram-se muito participativos, perguntando e tirando suas dúvidas com os agentes de saúde.

A Semana de Alimentação Escolar já faz parte do calendário escolar desde 1959, quando foi criada. Desde então, se tem investido na promoção da alimentação saudável na escola, na medida em que se acredita que este seja um espaço propício à formação de hábitos de vida saudáveis e à construção da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário