A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 3 de maio de 2011

Instituto NOOS com o Projeto 123 ALÔ! participa da semana contra o Bullying no BE Santíssimo

Nesta última sexta-feira, dia 29/04/2011, aconteceu uma importante atividade na Escola Municipal Mario Fernandes, participante do BE Santíssimo. Nos turnos da manhã e da tarde, aconteceram palestras sobre o “Bullying”, ministradas pela equipe do Instituto NOOS. Esta ação foi resultado da articulação entre o Bairro Educador e o Instituto, e serviu como fechamento da “Semana contra o Bullying”, desenvolvida por estagiários da Escola.



Durante toda a semana as crianças das turmas de 6º ao 9º anos e algumas turmas de projeto (Realfabetização 2), tiveram aulas e informações sobre o assunto, além de rodas de discussões, ilustrações de casos, etc. Foram atividades que puderam demonstrar que o assunto em questão não é uma realidade tão distante, e principalmente, como é nocivo ao ambiente escolar. Estes alunos puderam também, ter conhecimento de quais atitudes podem e devem tomar frente ao Bullying.

A “semana contra o Bullying” foi iniciativa dos estagiários, Wallace e Ana Lúcia (Matemática), Hellen e Elma (Pedagogia) e Jessica (Letras). A atividade foi um grande sucesso, contando com a participação de mais de 70 crianças, que puderam refletir observar, expressar e criticar atitudes que se vêem no cotidiano. A equipe do Bairro Educador Santísimo acompanhou todo este trabalho e teve a satisfação em fazer parte do fechamento do trabalho, através da palestra do Instituto NOOS, representado por Vânia e Cristina.


O Bairro Educador agradece a todos os envolvidos na atividade, a parceria com o Instituto NOOS, o apoio da equipe pedagógica da Escola, e principalmente os alunos da instituição, que foram grandes protagonistas da atividade. Ressaltamos que, é de suma importância o acontecimento de ações em que os adolescentes possam se expressar e trocar idéias sobre o ambiente em que os próprios convivem.  E isto contempla um dos objetivos almejados pela Escola, que é formar cidadãos críticos e com responsabilidade social, e ações como estas são um grande avanço em busca deste norte.


A seguir, trechos da entrevista com a estudante Eliza de 14 anos, estudante da Turma 1801:

Bairro Educador: O Que você acha de ações como esta ocorreu na Escola hoje?
Eliza: É importante, pois é um lugar em que podemos compartilhar idéias, sentimentos, ter novas idéias e informações sobre temas que são importantes pra gente.

Bairro Educador: O que você aprendeu hoje com a ação, e o que achou mais importante?
Eliza: O mais importante é mostrar para todos que, o Bullying pode acontecer com todos, mas não deveria, porque todos deveriam se respeitar. Brincadeira é diferente de humilhação, e se eu não quero que façam comigo, não posso fazer com os outros. A responsabilidade é de todos, de alunos, professores, diretores, todo mundo! A pessoa que não respeita isto, está no lugar errado, seu lugar não é a Escola. 

6 comentários:

  1. Sou assistente social e estou muito feliz com o conhecimento deste projeto 123 Alô! O Brasil necessista de mais projetos como o este que apoie crianças e jovens!

    Parabéns para toda equipe do projeto 123 Alô!

    ResponderExcluir
  2. oi gente amei o projeto
    conhece atravez do programa mais você
    estou maravilhado com todo esse talento estão de parabéns!!

    1 2 3 ALÒ
    rs rs rs

    ResponderExcluir
  3. eu adorei, porq e uma maneira pra nos adolesente q passa por dificuldade em casa ou na escola adoreiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  4. oi meu nome e lucas conheci o 123ALO NA ANA MARIA BRAGA, entao resouvi pesquisei e gostei muito

    ResponderExcluir
  5. quem criou esse programa teve muita espiraçao PARABENS

    ResponderExcluir
  6. Para mais informações sobre o 123Alô!, é só acessar o site www.123alo.org.br.

    ResponderExcluir