A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Equipe Unisuam de Enfermagem ministra palestra na E.M Atenas

Na quarta-feira, dia 25/05/2011, a Escola Municipal Atenas, participante do BE Inhoaíba, recebeu a palestra sobre Pediculose, ministrada pela Equipe Unisuam de Enfermagem. Esta ação é fruto da articulação/parceria entre a Universidade e a equipe do Bairro Educador local.

A atividade aconteceu apenas no turno matutino, de acordo com a disponibilidade da equipe da Universidade. Foram atendidas cerca de 295 crianças, da Educação Infantil ao 5º ano, que ficaram encantadas com a forma de abordagem da palestra.

Nas turmas de Educação Infantil ao 3º ano, foi apresentada uma peça de teatro relativa ao assunto, com a participação da Enfermeira Chefe, Helena Sava, e também, seus alunos: Angélica Alves, Camila Veiga , Cinthia Rocha, Maycon Fernandes, Paula Rita Dias e Wendel Lima. As crianças destas turmas tiveram muito interesse em acompanhar a peça teatral e gostaram muito da mesma, querendo conhecer os personagens e quem os estava interpretando. Foi um momento encantador para as crianças. Além de educativo,  levando em consideração que a Pediculose é um assunto de grande relevância na instituição, assim relatada pela equipe pedagógica da Escola.
Já nas turmas de 4º e 5º anos, o assunto foi o mesmo, porém a abordagem diferente. Levando em consideração a maior faixa etária destas crianças, a ação foi conduzida em forma de palestra/bate-papo, onde a mediadora foi a outra Enfermeira Chefe presente na atividade, Ana Paula Cândido. Foi uma conversa em que a Enfermeira pode expor novas informações e casos de Pediculose, alguns mitos e verdades, que já vêm passando de geração em geração. Mas principalmente ouvir das crianças quais são as principais dúvidas relativas ao assunto, evidentemente, sanando-as. Foi notória a participação ativa dos alunos, e como a atividade importante para as turmas.
Outro ponto positivo a ser ressaltado foi a receptividade das crianças com o grupo palestrante, foram muito carinhosos e atenciosos. A equipe ficou impressionada e muito satisfeita com as crianças, principalmente com o trabalho que pôde ser desenvolvido. Brevemente, esperamos agendar a mesma atividade para o turno da tarde.
Por fim, a equipe do Bairro Educador Inhoaíba agradece imensamente a Equipe Unisuam de Enfermagem, pelo trabalho desenvolvido, e também à Equipe Pedagógica da Escola, pelo espaço cedido e pela organização notável no momento da atividade. Mais uma demonstração de integração de comunidade escolar e potencialidades locais, um dos objetivos do Projeto Bairro Educador.

Um comentário: