A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 26 de maio de 2011

CIEP Olof Palme (BE Bangu) na Trilha Educativa da Metamorfose

“Eles são um desafio”, essas são as palavras do professor de teatro Luiz Fernandes sobre a turma de 3º ano do CIEP Olof Palme que em parceria com BE Bangu está ajudando a desenvolver a trilha educativa “O que é metamorfose?”. A solicitação foi feita pela Coordenadora Pedagógica Marília Mello, e começamos a trabalhar com os alunos que possuem mais dificuldade na aprendizagem. O objetivo principal: TRANSFORMAR A REALIDADE, TRANSFORMAR O ALUNO.


Bastou uma conversa com a professora Luciana para percebemos uma estratégia de trabalho. Apesar da dificuldade em ler e escrever, os alunos possuem muita facilidade para trabalhar com musica, então, a trilha se desenhou através de um musical, que compõe algo que eles estão aprendendo nas aulas de ciência (Cientistas do Amanhã): “Os ciclos da vida”. O que se conectou perfeitamente com a proposta de metamorfose.


O musical surtiu muito efeito, pois as crianças juntam a diversão transformando (metamorfoseando) a escola e o aprendizado em um simples: “prazer de estudar”. Percebemos o avanço desta turminha na educação e na cultura. Demonstrando cada vez mais uma mudança de comportamento e respeito ao próximo. Ao chegar à sala de aula foi perceptível que a motivação é o ponto principal para que essas crianças desenvolvam o prazer de aprender.


Através dessa proposta, o BE Bangu desenha uma verdadeira metamorfose. E seguindo os caminhos de Kafka, onde a escola: “... eras para mim uma janela através da qual podia ver as ruas. (Que) Sozinho não o podia fazer.”

A apresentação será realizada no dia 03 de junho para toda a escola como uma forma de motivação dos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário