A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 10 de maio de 2011

Ippon! Be Paciência e equipe dos Jogos Militares levam civismo, patriotismo e medalhas de ouro no Cesarinho

A EM Vivaldo Ramos de Vasconcelos recebeu a visita da judoca olímpica Linda Marie, 28 anos, que vai representar a Marinha do Brasil na 5ª Edição dos Jogos Mundiais Militares, evento que ocorrerá no município do Rio de 16 à 21 de junho deste ano.

 Esse encontro foi possível graças a parceria do Bairro Educador com o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), que possui o projeto Força no Esporte do Governo Federal, onde o SubOficial (RRM1) Da Costa é o responsável no quartel. Da Costa iniciou a atividade do BE Paciência falando sobre Civismo, Patriotismo e respeito à bandeira nacional. Logo em seguida cantou o hino nacional brasileiro juntamente com os alunos da escola, professores e o professor da oficina de Judô do “Mais Educação” Anderson.

Linda Marie, após esse momento, conversou com os alunos sobre a figura dos pais, autoridade e obediência com os mais velhos, principalmente, pai, mãe e professores da escola, trazendo uma reflexão sobre essas figuras como referências em nossa vida. Em seguida, Linda passou um vídeo sobre o Judô no Japão, país onde morou por quase 10 anos, fazendo uma comparação entre as duas culturas e ensinou, na teoria e na prática, alguns golpes. Para Linda Marie: “Essa troca de experiência com dois mundos diferentes é essencial, eles têm iniciativa e resiliência, o que é tudo. E podemos trazer isso para nossas crianças”.
Maria Eduarda, 11 anos e aluna da turma 1502, falou sobre a experiência: “Muito bom, ela me mostrou golpes novos, noção de como o esporte acontece no Japão, palavras novas e aprendi também a formar no pelotão.”

O próximo passo de Linda Marie será visitar as escolas do BE Pavuna. Ela mostrou-se muito curiosa e feliz em conhecer os Bairros Educadores do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário