A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mario de Andrade anda passeando por ai...

A Escola Municipal Mário de Andrade fez um passeio no último dia 9/5/2011 até a Obra Social Santa Cabrini, localizada no Borel, onde os alunos puderam conhecer o espaço construído do entorno comunitário. Objetivando o desenvolvimento da relação da Comunidade com a Cidade do Rio de Janeiro através do dialogo com o Currículo de Ciências, na Trilha Educativa “Sociedade: Ciências Sociais e Naturais”.


O Passeio se iniciou, quando os alunos subiram pelo bonde da Obra Social Santa Cabrini, passando pela Floresta da Tijuca até chegar a Ecobé, que é outra parceira do Bairro Educador e sempre é muito solicita para a visitação do espaço que possui diversos animais: Jacaré, Porquinho da Índia, Cobra, Sapo, Rã e Galinha, etc.


Essa atividade pode estabelecer e promover situações para observação de mudanças e transformações, e discussão sobre comparações entre elementos naturais, objetos, pessoas, etc. Potencializando os espaços educativos em todo o bairro no qual a escola está inserida.


Foi possível observar nesse passeio as diversas possibilidades de intervenção pedagógica que aquele local oferece, trazendo elementos que constituem a estruturação da natureza, como observação de elementos geográficos do território, sociabilização oriundos de atividades lúdicas. A observação e experimentação das crianças construíram suas concepções da realidade e suas possibilidades de intervenção no meio. Percebendo assim, a importância da participação do ser humano nessa teia de relacionamentos.


É de fundamental importância ressaltar que a Trilha Educativa é um trabalho de extensão e continuação de ofertas de possibilidades de aprendizagem, onde se busque favorecer a transformação de diversos espaços educativos potencializados em materialização de produtos construídos pelos estudantes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário