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quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alunos e professoras da E.M. José Linhares sobem a Comunidade do Cantagalo na Trilha Educativa "Repensando, recriando e reescrevendo a história do planeta: Preservar não é um bicho de 7 cabeças!"

As trilhas educativas são extensões da sala de aula e nada mais prazeroso e eficaz que ter aula nas ruas da sua comunidade. Por isso, na última segunda-feira o Bairro Educador do Cantagalo Pavão-Pavãozinho promoveu junto à Escola Municipal Presidente José Linhares a Trilha Repensando, Recriando e Reescrevendo a História do Planeta: Preservar não é um bicho de 7 cabeças!


O objetivo da trilha, que terminará em dezembro de 2011, é contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Desde o início do ano a trilha tem trabalhado os conteúdos de português, matemática e ciências de acordo com as orientações curriculares, através da temática meio ambiente e tem como referência principal, o território onde os alunos moram: a comunidade do Cantagalo, Pavão, Pavãozinho.


Além disso, a trilha também está contribuindo para a formação de uma rede local de apoio à comunidade escolar. As trilhas educativas podem ser entendidas como caminhos pedagógicos, isto é, percursos de aprendizagem, em que campos diversos do conhecimento organizam-se como contextos temáticos. Os espaços da comunidade são tomados como espaços educativos na rede sócio-pedagógica do bairro-escola, e são aprimorados a partir das propostas pedagógicas elaboradas na perspectiva da educação integral.     


Para garantir a execução destas trilhas, a E.M Presidente José Linhares e o Bairro Educador promoveram uma aula itinerante nas ruas e espaços da Comunidade do Cantagalo. Os alunos partiram da escola José Linhares, que fica na Rua Barão da Torre em Ipanema, e caminharam em direção ao prédio onde funciona o CIEP João Goulart e projetos sociais localizados dentro da comunidade.


Ao longo da trilha, os alunos encontraram parceiros que discutiram as questões ambientais de acordo com as iniciativas dos seus projetos. Em companhia de professoras, e com o apoio da UPP e das Mulheres da Paz, 60 (sessenta) alunos subiram no elevador do Metrô de Ipanema até o Mirante da Paz onde encontraram os parceiros da CEDAE que fizeram uma discussão sobre água potável versus água do mar. Posteriormente, entraram na comunidade e, na Quadra de Esportes do Quebra, fizeram uma discussão sobre o lixo.


A caminhada continuou até chegarem ao Espaço Verde do Projeto Criança Esperança, onde foi explicada a importância da horta comunitária e da vegetação. Após, o grupo brincou o jogo Água para todos da CEDAE, tomou sucos preparados pelas nutricionistas da Clínica da Saúde da Família, discutiu junto às nutricionistas alimentação saudável e qualidade de vida e, em seguida foi até o AfroReggae onde os alunos receberam orientações sobre reciclagem a partir da experiência da equipe do grupo cultural que confecciona fantasias com materiais reciclados. Por fim, a turma retornou a escola.


Vale destacar que a iniciativa além de trabalhar as questões ambientais, a partir do meio socioeconômico cultural dos alunos, permitiu às professoras da escola ter contato direto com esse meio, ou seja, as professoras conheceram, pela primeira vez, a comunidade em que seus alunos moram.


A trilha mostrou que é parte integrante de um projeto educativo o fomento ao diálogo entre as escolas e outras organizações educadoras e culturais do bairro para a promoção e o fortalecimento de ações que levem ao desenvolvimento integral dos alunos.


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