A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Equipe Unisuam de Enfermagem visita a C.M. Profª Eugênia Maria Veloso Marchese


Na quarta-feira, dia 18/03/2011, a Creche Municipal Professora Eugênia Maria Veloso Marchese,(BE Inhoaíba), recebeu a visita da Equipe de Enfermagem Unisuam, representada pelas Enfermeiras Helena Sava, Ana Paula Candido e Adriana dos Santos Vieira que ministraram uma palestra sobre Pediculose, direcionada aos Pais presentes na reunião da instituição. Esta visita foi proporcionada pela parceria entre a equipe do Bairro Educador local e as representantes do curso de enfermagem da universidade.

Em um primeiro momento as enfermeiras foram recepcionadas pela Diretora da Instituição, Sônia Norberto, que demonstrou cada espaço da creche e o excelente trabalho que é desenvolvido.

Já a palestra teve grande participação de Pais e Responsáveis, não somente pela freqüência (44 pessoas), mas também pela participação ativa do público. Afinal, a Pediculose é um assunto de extrema relevância nas instituições de ensino, principalmente nas menores faixas etárias, quando as crianças não têm autonomia de cuidado e higiene pessoal.

A equipe Unisuam teve uma abordagem muito interessante ao relatar o que é verdade e o que é mito quando se trata de Pediculose, pois a partir deste gancho foram desmistificados alguns hábitos tradicionais, muitos deles caseiros, que não são indicados no tratamento. Foram parte do debate também, os métodos de evitar ou livrar-se de piolhos, os medicamentos que devem ser usados, os que devem ser evitados, etc. Foram todas informações primordiais não somente ao tema exposto, mas também foi uma espécie de provocação à atenção e cuidados básicos com a saúde de uma forma mais ampla, geral.  

 A ação proporcionou também, um dos objetivos principais do Projeto Bairro Educador, que é a integração entre Instituições de Ensino, Potencialidades Locais, neste caso a Universidade Unisuam e Comunidade Escolar. São momentos de diálogo, sempre respeitando à cultura local e contemplando as problemáticas levantadas pelos grupos de referência do Bairro (Escola, Creche, CEC, Grêmio, etc.). 

 Ao final da atividade foi visível perceber a satisfação dos Responsáveis, da equipe pedagógica da Creche, e também da própria Equipe Unisuam. Nós, do Bairro Educador, esperamos sempre promover ações agradáveis e de tamanha importância, como esta realizada na Creche. 

Agradecemos imensamente à Equipe Pedagógica, pelo espaço e organização do evento. E agradecemos também a Equipe Unisuam de Enfermagem pelo grande trabalho realizado na instituição, e principalmente com a parceria com o BE Inhoaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário