A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 24 de maio de 2011

Semana da Agroecologia e Agricultura Familiar no BE Guaratiba

Desde 1959 há no calendário das escolas a Semana de Alimentação. De lá para cá, muito se tem investido na promoção da alimentação saudável na escola, na medida em que se acredita que este seja um espaço propício à formação de hábitos de vida saudáveis e à construção da cidadania.


Anualmente, é escolhido um tema para ser trabalhado nas escolas. Este ano foi eleito o tema: “Agroecologia e agricultura familiar: a cidadania cultivada em família”, tendo como objetivo discutir as formas de produção de alimentos no Brasil, valorizando a agroecologia e agricultura familiar como estratégia para garantir a segurança alimentar e promover o desenvolvimento sustentável.


Na região de Guaratiba, ainda encontramos moradores que desenvolvem plantio em suas pequenas propriedades como aipim e hortaliças, além de criarem de galinhas e animais de pequeno porte que são consumidos pelas próprias famílias. Todo o excedente é vendido no comércio local. Pesando nisso, a direção da E. M. Padre Carlos Henrique de Souza propôs que fosse desenvolvida atividade que incentivassem os alunos ao plantio em pequena escala em suas casas.


Mediante a esta proposta, o Bairro Educador Guaratiba em parceria com a Fazenda Modelo desenvolveu uma oficina de plantio de hortaliça com os estudantes. A engenheira agrônoma Eremita da Fazenda Modelo passou uma tarde com os alunos da escola, trabalhando questões como: a importância do plantio autossustentável, como deve ser plantada as hortaliças e como cuidá-las. Além de ensinar os cuidados básicos com as hortaliças, cada aluno que participou da oficina pode levar para casa uma muda de taioba que foi plantada por eles mesmos, folhetos explicativos de plantio para os responsáveis, uma muda de manjericão e um saco de húmus de minhoca para poderem plantar em suas casas.


A oficina foi de grande valia para os alunos, pois foram estimulados a se sensibilizar com as questões ambientais, as importâncias do plantio urbano, além de trabalhar com inúmeras questões como a própria coordenação motora. 


A ATIVIDADE FOI UM SUCESSO!

Um comentário:

  1. MUITO BOA A PARCERIA! O TRABALHO FOI DE GRANDE VALIA PARA TODOS NÓS DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE CARLOS.
    PARABENIZO A TODOS OS ENVOLVIDOS DESTA UNIDADE ESCOLAR, A EQUIPE DO PROJETO BAIRRO EDUCADOR E A EQUIPE DA FAZENDA MODELO.
    NOSSA FEIRA DE CIÊNCIAS ACONTECERÁ NO DIA 17/06... APAREÇAM!!
    PROJETO: MALUQUINHOS POR VERDE!"

    ResponderExcluir