A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 3 de maio de 2011

Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião, na Cidade de Deus

Nos dias 28 e 29 de abril, na Universidade Veiga Almeida (UVA) no campus Tijuca, em parceria com o CEDAPS e Ação Educativa, aconteceu a capacitação dos profissionais de educação que executarão o Programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (NEPSO).

Os participantes
Ao todo, participaram 22 profissionais de educação do município e estado do Rio de Janeiro, com destaque para o professor Jonatas Silva do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da E.M. Alberto Rangel.

Professor Jonatas durante a construção da pesquisa
Na ocasião, os participantes conheceram os princípios que norteiam o trabalho do NEPSO além de terem vivenciado na prática as etapas da pesquisa como: a definição do tema, aprofundamento dos conhecimentos sobre o assunto, a elaboração do questionário, a definição do grupo a ser pesquisado, a realização do pré-teste, a pesquisa de campo, a tabulação dos questionários, a análise dos dados, a apresentação das conclusões e, por fim, a divulgação dos resultados.

Kátia (CEDAPS), Marilse e Renato (Ação Educativa)
A realização de todo processo desenvolve benefícios pedagógicos tais como: o protagonismo dos alunos que permite aos mesmos serem autores do próprio aprendizado, o aumento da motivação que torna o processo de aprendizagem mais rico para os alunos e a possibilidade de contextualizar a realidade do aluno com o conhecimento adquirido em sala de aula. Eles poderão trabalhar questões de cunho social, religioso, profissional, sexual e até mesmo familiar o que permite articular com os descritores de forma clara e objetiva.

Professor Jonatas, as Gestoras de Projeto Maria do Socorro e Francisca Assis e Lucio (Ensina!) 
Na Capacitação vivenciamos cada etapa da pesquisa apreendendo o conteúdo e aplicando durante a formação. O grande diferencial é justamente a possibilidade de “sentir na pele” as dificuldades que os alunos terão durante a criação e execução do projeto de pesquisa”, afirmou a gestora de projetos do Bairro Educador, Francisca Assis.

Participantes
O Programa NEPSO será executado nas E.M. Alberto Rangel e José Clemente Pereira, sendo que nesta última, a formação dos professores interessados será por conta da Gestora de Projetos Francisca Assis e do profº Jonatas Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário