Um dos assuntos mais discutidos ultimamente nas escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro é o Bullying. Uma das iniciativas do Bairro Educador foi à promoção um fórum de debate com os alunos em que eles pudessem se expressar, expor suas opiniões e questionamentos sobre tal prática.
No CIEP Heitor Villa Lobos, BE Santa Cruz, foi desenvolvido o projeto “Valorizando para ser Valorizado”, que consistia em encontros semanais com os alunos onde o tema era exposto e discutido. Outra iniciativa ocorreu no BE Santíssimo na Escola Municipal Mário Fernandes Pinheiro, onde foi realizada uma semana de debate com os alunos.
Não diferente, o recém-inaugurado Bairro Educador Guaratiba, teve uma das suas primeiras ações calçada no debate da prática do bullying. Em parceria com o Instituto NOOS, realizamos o “Dia de debate sobre o Bullying” na Escola Municipal Tatiana Chagas Memória. Os alunos do 8º e 9º ano pararam para refletir sobre esta prática, expor seus pensamentos e tirar suas dúvidas sobre o tema.
As turmas se reuniram no auditório da Escola e a psicóloga Cristina do Instituto NOOS promoveu uma conversa aberta e de forma horizontal no qual muitos questionamento que os intrigavam foram respondidos. Segundo a Coordenadora Pedagógica, Elizabete da Silva Ferreira, as escolas necessitam cada vez mais de aproximação com profissionais que possam conversar com os alunos e tirar suas dúvidas de forma aberta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário