A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Primeiro Núcleo de Mães começa na E. M. Vivaldo Ramos

A proposta do Núcleo de Mães do BE Paciência é trazer um apoio permanente das mães para a escola e trabalhar com demandas específicas, como a valorização do espaço escolar, a "ponte" entre a comunidade e a escola e o acompanhamento dos alunos por sala de aula. Ações que têm por obetivo combater a evasão e o baixo rendimento na escola.
Com esse proposta, os professores de cada turma elegeram uma mãe representante para participar do 1º encontro para compor o Núcleo de Mães da escola.


Na reunião, Rejane Bolquet (Gestora de Projetos do BE  Paciência) repassou a proposta do Núcleo de Mães para o Grupo presente e a Diretora Patrícia falou de toda a dinâmica escolar, do dia-a-dia da escola e o que espera das mães desse projeto. As Mães viram que essa é uma oportunidade de se aproximar ainda mais da vida escolar de seus filhos e construir uma rede solidária com os filhos de outros pais e mães.


Como dito anteriormente, a Mãe Representante será responsável em ser mais uma ponte entre a escola e a comunidade, no intuito de interligar as famílias em grupos dedicados e comprometidos com o aprendizado dos alunos. Sendo assim, a missão de cada Mãe Representante é:

- Observar, em conjunto com os professores, as dificuldades das relações entre família e escola.
- Acompanhar os mapas de notas e falta dos alunos, atuando de maneira clara em cima da evasão do aluno
trazendo novas demandas de trabalho para o Bairro Educador e Parceiros.
- Multiplicar junto aos pais a importância da educação e da valorização do ambiente escolar. Focando maior
permanência, ou mesmo freqüência, dos alunos na escola.
- Atuar na comunidade, em conjunto com o Bairro Educador, no intuito de produzir um Comitê Gestor
Comunitário com foco na Educação.
- Formar um grupo de atuação junto aos pais com dificuldades com os filhos, gerando um vínculo de
solidariedade e de produção de trabalhos efetivos com as famílias.

No final do encontro, a Dinâmica do Espelho encerrou o primeiro encontro, onde as Mães perceberam que a principal pessoa desse processo de transformação são elas próprias e ganharam como ferramenta de trabalho a Agenda do Núcleo de Mães onde vão poder anotar todos os compromissos que uma Mãe Representante possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário