A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Acabando com as palavras proibidas

Nos meses de agosto e setembro realizamos três encontros da trilha Sexualidade- A palavra proibida, direcionada aos alunos do 8º e 9º ano do segundo segmento, da Escola municipal Cora Coralina – BE Campo Grande/Mendanha. As atividades desenvolvidas tiveram por objetivo esclarecer as dúvidas sobre o órgão reprodutor masculino e feminino. Abordamos temas como: a importância do homem ter o hábito de procurar o médico, realizar exames periódicos e a importância da prática de esportes.
A parceria entre o Bairro Educador e o Programa de Saúde escolar- PSE tem sido fundamental para o desenvolvimento das atividades. Em uma delas, tivemos a presença do Programa de Saúde da Família – PSF que abordou os temas DST e métodos contraceptivos. Os temas foram apontados pelos alunos que participam da atividade que aproveitam para tirar dúvidas e mitos sobre o assunto. O grupo é composto por 30 alunos.
O importante que ao dinamizarmos essa ação, os alunos passaram a freqüentar mais o PSE para obterem informações, alguns se tornaram multiplicadores dos conteúdos aprendidos, levando colegas de sala a integrarem o grupo de estudos.
Ainda falta abordar a história dos relacionamentos, gravidez na adolescência, prevenção e locais de atendimento. Ao final da trilha educativa os alunos irão preparar uma música que fala sobre o tema trabalhado.

Texto e Fotos: Francelaine Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário