A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Escolas de Madureira e Colégio recebem o Projeto Bairro Educador de braços abertos

No dia 26 de Agosto foi implantado o Bairro Educador na Escola Municipal Mendes Viana, no bairro Colégio. Participaram da apresentação as gestoras de projeto Fabiana Soares do BE Colégio e Giselle Bento, do BE Rio das Pedras.



A diretora da Instituição, Sinara Gonçalves, recebeu o projeto com muito entusiasmo juntamente com o diretor adjunto Carlos Eduardo, apresentando o espaço físico da unidade escolar como também as atividades pedagógicas já desenvolvidas na mesma.


A coordenadora pedagógica Elizete Alves demonstrou grandes expectativas em relação a proposta do programa, citando algumas demandas da escola, como: a importância de trabalhar a auto estima dos alunos,  contribuir para a divulgação do nosso estado (Rio de Janeiro) do ponto de vista cultural, entre outras.


E no dia 13 de Setembro como parte da integração BE e escola, a gestora Fabiana Dias participou com as professoras Sheila Maria Gomes, Karina Ferreira e alunos de uma atividade cultural no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.


O museu ofereceu aos alunos um belíssimo acervo histórico e científico, contando entre suas principais atrações fósseis e esqueletos de dinossauros, múmias egípcias, meteoritos e muitos objetos usados por civilizações primitivas, indumentárias de índios de várias partes do mundo, múmias, equipamentos e armas de civilizações primitivas e vários objetos e referências a indígenas Brasileiros.


A atenção dos alunos diante das réplicas foi surpreendente. Todos mantiveram os olhares em todas as exposições, fazendo perguntas às professoras que ali estavam presentes.


Exatamente na entrada, existe um enorme meteorito, encontrado no século XVIII pesando mais de 5 toneladas. Tem uma sala dedicada à cientista Berta Lutz que também foi pioneira na luta pelos direitos das mulheres.


Em outra sala tem um gravador primitivo, fabricado pela companhia de Thomas Edson e utilizado por Roquete Pinto, que fez várias gravações de cantos e cerimônias indígenas.

O museu também conta com um enorme acervo de animais empalhados tanto da fauna brasileira como de outros países, inclusive enormes animais, como a lhama.


Uma das mais interessantes atrações do museu foram os enormes esqueletos de dinossauros que realmente impressionam a todos. Eles são mostrados sobre plataformas que simulam o solo e arredores do local onde viviam em tempos pré-históricos. Algumas ilustrações reconstituem a aparência em pintura, dando uma idéia de como eram estes imensos animais se ainda estivessem vivos.


O Bairro Educador em parceria com a Escola Mendes Viana trabalhará em prol da educação de qualidade, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.

Por Fabiana Dias, Gestora de Projeto do Bairro Educador Colégio

2 comentários: